25-abril-billboard

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Estreias da Semana #518

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses sete novos filmes. Destaque também para o Ciclo John Cassavetes, que traz de volta às salas os filmes: Sombras (1958), Rostos (1968), Uma Mulher Sob Influência (1974), A Morte de Um Apostador Chinês (1976) e Noite de Estreia (1977).

Estrada Fora (2021)
Jaddeh Khaki / Hit the Road
Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas estará mesmo magoada? A mãe tenta rir, mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. Todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo.

Galilebre e o Templo Perdido (2022)
Chickenhare and the Hamster of Darkness
O jovem Galibre é filho adoptivo do Rei Pedro, um famoso aventureiro. Parte galinha e parte lebre, tem uma vida difícil e disfarça-se para evitar as zombarias dos seus pares. Quando chega o dia das provas na Royal Adventurer Society, o disfarce de Galibre faz com que chumbe miseravelmente. Determinado a agarrar uma segunda oportunidade, tenta encontrar o poderoso Ceptro do Hamster das Trevas antes do malvado tio Lapin. Se Lapin se apoderar dele, será imparável. Acompanhado pelo fiel servo Abe, uma tartaruga sarcástica, e por Meg, uma doninha perita em artes marciais, Galibre inicia a busca épica e iniciática.

Marx Pode Esperar (2021)
Marx può aspettare
1968 foi o ano em que Camillo morreu. Passados quase 50 anos após a morte do seu irmão gémeo aos 29 anos, Marco Bellocchio reúne a família para reconstruir o desaparecimento de Camillo. Combinando conversas íntimas com a família Bellocchio e aqueles que melhor conheciam Camillo, material de arquivo, filmes da família e a sua própria obra, Marco tenta dar visibilidade a um fantasma com o qual tem lidado toda a vida. O que começa como uma conversa familiar transforma-se numa investigação de luto, culpa e responsabilidade, compaixão, empatia e amor.

O Pai Tirano (2022)
Comédia que pretende pôr a nu o que é ser português. Conta a história de uma companhia de teatro amador, de homens e mulheres apaixonados e de enganos e mal-entendidos. Chico ama Tatão, que é cortejada por Artur. Graça ama Chico, mas não sabe que ele ama Tatão. Santana escreve uma peça para os Grandelinhas que serve de guião à paixão de Chico e convence Tatão de que ele é um conde muito rico. A peça é encenada e acabam todos na prisão. Nova versão do filme de 1940 por António Lopes Ribeiro.

Que Mal Fizemos Todos a Deus? (2022)
Qu'est-ce qu'on a tous fait au Bon Dieu ?
Claude e Marie Verneuil estão prestes a celebrar o 40.º aniversário de casamento. Para a ocasião, as quatro filhas decidem organizar uma grande festa na casa da família em Chinon e convidar os pais de cada um dos genros durante alguns dias. Claude e Marie terão de acolher sob o seu tecto os pais de Rachid, David, Chao e Charles, uma estadia "familiar" que promete ser cheia de peripécias.

Suzanne Daveau (2019)
Uma geógrafa e aventureira francesa, nascida em 1925, conta a sua própria vida, cobrindo os anos de estudante durante a Segunda Guerra Mundial, as pesquisas de campo subsequentes em África e Portugal, os seus amores, a família, o feminismo, e as suas reflexões sobre a modernidade. Entrevistas, fotografias de arquivo e filmes caseiros permitem chegar a um retrato complexo e imersivo de uma mulher moderna, sempre fascinada pelo mundo à sua volta e consumida por uma fome insaciável de conhecimento.

Zona de Perigo (2022)
Black Site
O perigoso Hatchet é capturado e transferido para um local ultra-secreto onde estão detidos os terroristas mais perigosos. Ao conseguir libertar-se e circular pela labiríntica base, descobre-se que tudo não passou de um plano de consequências potencialmente desastrosas.

Sem comentários: