segunda-feira, 18 de julho de 2022

Curtas Vila do Conde 2022: Mistida (2022), Falcão Nhaga

*7.5/10*

Um reencontro de emoções de duas pessoas que nunca se afastaram fisicamente, mas afetuosamente estão mais distantes do que julgam. Mistida, de Falcão Nhaga, simboliza o reencontro de laços entre mãe e filho, e venceu os prémios para Melhor Filme e Melhor Realizador na competição Take One! do Curtas Vila do Conde 2022 (após uma passagem pela secção La Cinef, do Festival de Cannes, e pelo IndieLisboa).

"Uma mãe imigrante (Bia Gomes), aflita das costas, liga ao filho (Welket Bungué) para que ele a ajude a carregar os sacos de compras para casa. Durante o percurso, os dois conversam sobre o futuro através do passado, numa revinda às suas amarguras e alegrias."

As saudades que a mãe sente da Guiné-Bissau e da família que lá deixou, e o desejo de regressar, entram em conflito com os sonhos do filho de continuar a sua vida e as suas aspirações profissionais e românticas em Portugal. Na conversa, marcada por muitos silêncios, onde se recuperam forças e pensamentos, mãe e filho recordam o passado: as reuniões de família à mesa na Guiné-Bissau, as canções de embalar esquecidas no tempo, as brincadeiras de criança, os primeiros beijos e o confronto com o racismo em Portugal.


Mistida constrói-se numa aura de nostalgia, num leve confronto de gerações, mas onde abundam os planos que nos elevam o olhar para cima, para o céu, para o futuro, e carregam esperança.

Bia Gomes e Welket Bungué estão irrepreensíveis na curta-metragem de Falcão Nhaga, neste que é um auspicioso trabalho de final de curso. Venham muitos mais como este.

Sem comentários: