25-abril-billboard

sábado, 2 de julho de 2022

MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço regressa entre 1 e 7 de Agosto

O MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço regressa de 1 a 7 de Agosto e já apresentou a programação nacional das secções competitivas e não competitivas desta edição.

Com um total de 12 filmes em competição para melhor longa, curta e média-metragem e melhor documentário português, o MDOC passará filmes de António Aleixo, Hugo dos Santos, Inês T. Alves, José Oliveira e Marta Ramos, José Vieira, Miguel Dores, Paulo Carneiro, Sabrina D. Marques, Sérgio Tréfaut, Susana Nobre e Susana Sousa Dias e Ansgar Schaefer

Contam-se ainda as "estreias dos quatro documentários realizados no ano de 2021, no âmbito das residências de criação propostas em todas as edições". A sessão apresentará A Inverneira de Pontes, de Luís Miguel Pereira, Alua Pólen - Para Ela, D’Ele, de Beatriz Walviesse Dias, Até Ao Amanhecer, de J. L. Peixoto, Henrique Queirós e Sebastião Guimarães, e Cristóval - Pontebarxas, de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida

Na área da fotografia, o festival propõe conhecer três trabalhos: Fluxo(s), de Luana Santos, Terra das Cruzes, de João Salgueiro Baptista, e As Bocas Negras, de Martí Rosell Civit.  

Esta edição, o júri oficial é constituído por Aida Vallejo, professora de cinema documentário na Universidade do País Basco, Anna Huth, Directora do Instituto de Cinema e Artes Teatrais da Universidade da Silésia, na Polónia, e professora na Kieslowski Film School, Carlos Natálio, crítico de cinema e professor de Cinema na Escola das Artes (EA), da Universidade Católica Portuguesa, Juan Pablo Gonzalez, realizador mexicano e professor no Instituto de Artes da Califórnia (Cal Arts) e Marion Schmidt, co-diretora da Documentary Association of Europe (DAE).

Tinha já sido anunciado o programa Fora de Campo, "um curso que parte de projectos de pesquisa e narrativas digitais e audiovisuais para propor um debate em torno das relações entre a antropologia e o cinema, abrindo espaço para a troca de ideias e o contacto entre o contexto académico, as redes profissionais, as associações científicas e os cineastas".

Mais informações em http://mdocfestival.pt/pt/.

SELECÇÃO NACIONAL MDOC 

ALCINDO, Miguel Dores

DISPERSOS PELO CENTRO, António Aleixo

NO TÁXI DO JACK, Susana Nobre

NOUS SOMMES VENUS, José Vieira

OS FOTOCINES, Sabrina D Marques

PARAÍSO, Sérgio Tréfaut

PAZ, José Oliveira, Marta Ramos

PÉRIPHÉRIQUE NORD, Paulo Carneiro

QUIS SABER QUEM SOU, de António Aleixo

TRANSIT, Hugo Dos Santos

VIAGEM AO SOL, Susana de Sousa Dias, Ansgar Schaefer

WATERS OF PASTAZA, Inês T. Alves

Sem comentários: