O BEAST - Internacional Film Festival já tem programação fechada. O evento acontece de 21 a 25 de Setembro, no Porto, e conta com 70 filmes seleccionados, bem como actividades e eventos paralelos.
Para além dos filmes que compõem a Competição Oficial e do programa Highlight Ukraine!, já anunciados anteriormente, esta 5.ª edição do BEAST apresenta um foco no cinema do Montenegro, onde, para além do filme de abertura A Elegia de Laurel, de Dusan Kasalica, haverá espaço para programas dedicados à representação de cineastas emergentes, projectos escolares e uma extensa retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Montenegrina.
Novidade nesta edição do festival é o programa Queer Shorts, apresentado em colaboração com o Queer Archives Institute, "organização que regista as representações visuais queer da Europa de Leste na história moderna, em que cada filme nos faz ver a forma como o cinema da região trabalhou e representou a comunidade LGBTQIA+." Por sua vez, a secção Territories "explora o conceito de 'lugar', ao interrogar a força da pertença a um local e o sentimento de deslocação e dissociação a um território".
O BEAST conta ainda com o Visegrad Film Hub, "que apoia as obras audiovisuais da região V4 (República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia), promovendo a interacção cultural e colaborativa através de exibições e projectos educacionais". Aqui inclui-se o programa especial Lost Sci-Fi Epic, onde será exibido o filme de culto inacabado (cancelado pelas autoridades governamentais) do polaco Andrzej Żuławski, On the Silver Globe, acompanhado pelo documentário que conta a história de todo o processo.
Aos filmes, juntam-se conversas, masterclasses, festas, exposições, ou workshops. O BEAST - International Film Festival decorre em vários locais da cidade do Porto: Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA - Espaço Cultural e Livraria Térmita. Mais informações em https://beastfilm.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário