quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Opinião: Minisséries - House of Hammer (2022)

*7/10*

Em três episódios, a minissérie documental do Discovery + (disponível na HBO MaxHouse of Hammer faz uma análise às acusações de violação contra o actor Armie Hammer e à História da sua família.

"Este documentário começa em 2020, no auge da ascensão da fama de Hammer. Com revelações exclusivas da tia de Armie, Casey Hammer, e várias vítimas dos alegados abusos de Armie, a série documental traz ao de cima os segredos obscuros, que vão desde acusações de violência e abuso até à manipulação política e fraude financeira, escondidos dentro de uma das famílias mais proeminentes da América."

House of Hammer começa por escrutinar a ascensão de Armie Hammer enquanto actor, desde os pequenos papéis à participação em A Rede Social, de David Fincher, em que interpretou dois gémeos milionários com algumas semelhanças com ele próprio. A fama foi crescendo e atingiu o seu auge com Chama-me Pelo Teu Nome, de Luca Guadagnino.

O actor, bonito e relativamente discreto, casado e pai de dois filhos, surpreendeu tudo e todos quando, após o anúncio do seu divórcio, começaram a surgir acusações de violação e abusos contra si, em 2021. 

Eis que House of Hammer reúne os testemunhos de algumas das vítimas de Hammer, e revela mensagens e outras provas que ilustram as situações de violência a que as expôs. Entre práticas de bondage, sugestões de fantasias canibalescas, traumas e marcas no corpo das vítimas, a violência envolvia quase sempre cordas e ausência de consentimento. 

O segundo e terceiro episódios da minissérie documental fazem a análise da família Hammer - muito também através de imagens de arquivo -, desde o bisavô, o magnata do petróleo Armand Hammer, ao avô Julian Hammer e ao pai Michael Hammer, todos eles com histórias pouco simpáticas para com as mulheres, e vários episódios de violência, corrupção, abuso de drogas e álcool e, até mesmo, homicídio. E aqui surge a tia de ArmieCasey Hammer, um testemunho fundamental para melhor compreender o "historial" pouco abonatório da família.

A certo momento, a minissérie lembra Os Homens Que Odeiam as Mulheres, o primeiro capítulo da série de livros Millennium, escrito por Stieg Larsson. No livro - cujo título já diz muito -, também uma família de homens poderosos guarda segredos obscuros, intergeracionais e visando a mulher como vítima.

E porque o movimento #MeToo e #TimesUp - que, em tempo, Armie chegou a defender publicamente - estão longe de acabar, House of Hammer vem dar voz às vítimas de uma família de homens poderosos.

Sem comentários: