25-abril-billboard

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Porto/Post/Doc 2022: A House Made of Splinters (2022)

*8/10*

A House Made Of Splinters é um murro no estômago que Simon Lereng Wilmont filma de forma prodigiosa, num centro de acolhimento temporário de crianças em situação de vulnerabilidade social.

O realizador acompanha, ao longo de vários meses, o funcionamento e as histórias dos que passam pelo centro, em Lyssychansk, na Ucrânia, antes do início da guerra de 2022, mas já espelhando as consequências do conflito iniciado em 2014. 

Enquanto uns partem, outros vão chegando. Eva, Sasha, Kolya e Alina são os principais focos do documentário de Wilmont que desliza pelos corredores do centro sem interferir, quase invisível, captando conversas, brincadeiras, lágrimas e sorrisos. A maturidade das crianças, a par da sua inocência - em parte perdida pelo contexto social onde cresceram, principalmente marcado pelo alcoolismo dos progenitores  -, provocam admiração e comoção na plateia. A preocupação espelhada no rosto dos protagonistas, a rebeldia, a partilha de histórias semelhantes, a interação com os trabalhadores do centro, assistentes sociais, a visita dos familiares ou das potenciais famílias de adopção, tudo é filmado com a proximidade e confiança fundamentais para o resultado de A House Made of Splinters.

De grande intensidade emocional, A House Made Of Splinters é um retrato íntimo de uma realidade crua e, muitas vezes, traumática, onde todos os envolvidos se dedicam e esforçam para fazer brilhar a esperança no futuro de todas as crianças que passam no centro.

_

A House Made Of Splinters fez parte da Competição Internacional do Porto/Post/Doc 2022.

Sem comentários: