terça-feira, 29 de novembro de 2022

KINO 2023: De 2 a 18 de Fevereiro de 2023, abre com 'When Spring Came to Bucha'

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã 2023 abre com o documentário When Spring Came to Bucha, de Mila Teshaieva e Marcus Lenz, sobre a esperança depois da destruição em Bucha, na Ucrânia. O evento acontece entre 2 e 18 de Fevereiro de 2023, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.

A KINO celebra a sua 20.ª edição sob o tema Novos Começos (Neuanfänge em alemão) que será o fio condutor da programação. O filme de abertura, da realizadora ucraniana Mila Teshaieva e do realizador alemão Marcus Lenz, é uma homenagem "às vítimas da pequena cidade de Bucha que, em abril de 2022, se tornou um símbolo dos crimes de guerra russos"When Spring Came to Bucha "segue os habitantes de Bucha e dá-lhes voz para contarem a sua história".

No Cinema São Jorge, serão exibidos 15 filmes, divididos pelas três secções: Visões, onde estão as grandes obras cinematográficas recentes, Perspetivas, sobre as estreias na realização, e Realidades, dedicada aos documentários. Este ano, a Cinemateca Portuguesa acolhe uma secção especial: o Foco História(s) do Cinema Alemão, com oito documentários "que olham para diferentes movimentos do e no cinema na Alemanha desde a primeira projecção de imagens em movimento dos irmãos Skladanowski às últimas edições da Berlinale, com nomes como Wim Wenders, Tom Tykwer, Christian Petzold, Caroline Link, Dominik Graf, e muitos outros".

A KINO 2023 continua atenta às narrativas femininas e às estreias no universo da realização, com a atribuição do Prémio do Público a primeiras e segundas obras. Regressam  também as sessões para escolas e para famílias e haverá ainda uma festa de celebração dos 20 anos da KINO.

Vai manter-se uma oferta de filmes online em Filmin.pt e uma retrospectiva com filmes alemães dos últimos 20 anos, disponível gratuitamente na plataforma de streaming do Goethe-Institut, Goethe on Demand.

A mostra começa em Lisboa, e seguirá depois para outras cidades como Coimbra, Porto e Lagos. Mais informações sobre a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã em https://www.goethe.de/ins/pt/pt/kul/sup/kpo.html.

Sem comentários: