terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Alvalade Cineclube apresenta BOOMBOX - ciclo de cinema dedicado à música - em Fevereiro

O Alvalade Cineclube apresenta o BOOMBOX, um ciclo de cinema dedicado à música, que terá lugar todas as Quintas-feiras de Fevereiro, às 21h00, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.

Serão exibidos quatro documentários sobre música, som e aos artistas que os criam. O primeiro é Soa, de Raquel Castro, que apresenta uma visão sobre "o seu festival lisboeta, dedicado ao som e às suas expressões artísticas. Durante anos a realizadora filmou experiências, depoimentos e manifestações sonoras do melhor que se faz pelo mundo". A segunda semana de Fevereiro conta com uma sessão puramente islandesa, com dois filmes: When we are born, de Vincent Moon, segue o pianista Ólafur Arnalds numa viagem pelo que ouve e dá aos outros; e Grandma Lo-fi, de Ingibjörg Birgisdóttir, Kristín Björk Kristjánsdóttir e Orri Jónsson, sobre a "avozinha" Sigríður Níelsdóttir, mulher dos sete instrumentos que deu em artista de música electrónica.

A terceira semana do ciclo conta com Os Doces Bárbaros, a forma como "Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentavam em 1976, para celebrarem uma década das suas carreiras individuais". O realizador Jom Tob Azulay documentou uma das tournées históricas do Brasil. O filme "é uma homenagem à recém falecida Gal Costa e uma celebração da música popular brasileira".

A fechar o ciclo BOOMBOX, estará Moonage Daydream, de Brett Morgen, filme sobre David Bowie, com imagens de arquivo pessoal (o realizador teve um acesso sem precedentes à colecção do cantor), actuações inéditas, ancorado na própria música e palavras do artista.

Ciclo BOOMBOX

2 Fevereiro - Soa, de Raquel Castro

9 Fevereiro - When we are born, Vincent Moon / Grandma Lo-fi, de Ingibjörg Birgisdóttir, Kristín Björk Kristjánsdóttir e Orri Jónsson

16 Fevereiro - Os Doces Bárbaros, de Jom Tob Azulay

23 Fevereiro - Moonage Daydream, de Brett Morgen

Mais informação em https://alvaladecineclube.pt/demo/portfolio-item/boombox/.

Sem comentários: