25-abril-billboard

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Estreias da Semana #544

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Babylon, Guerra e Porquinha são algumas das estreias.

A Arte da Memória (2021)
Neste documentário, o realizador acompanhou o processo criativo de três artistas plásticos contemporâneos, Daniel Blaufuks, Pedro Bastos e José Rufino, retratando a forma como diferentes abordagens de expressão convergem num processo de lembrança e significação que associa imagens a lugares, a partir da sua memória e do seu contexto.

Ataque a Paris (2022)
Novembre
Em Novembro de 2015, uma série de ataques mortíferos sem precedentes atinge Paris. Numa corrida contra o relógio, durante os cinco dias de investigação que se seguiram aos ataques de 13 de Novembro, a unidade antiterrorista têm de encontrar os responsáveis antes que concretizem outros atentados, numa das maiores caça ao homem de que há memória.

Babylon (2022)
Crónica da indústria cinematográfica norte-americana em finais dos anos de 1920, centra-se na ascensão e queda de um conjunto de personagens, históricas e ficcionais, durante a transição dos filmes mudos para os sonoros. Um mundo de excentricidade, ambição e desenfreada decadência que marcou o início dos anos de ouro em Hollywood.

Ernest & Célestine: A Viagem em Charabie (2022)
Ernest et Célestine, le Voyage en Charabie
Ernest e Célestine regressam a Charabie, o país de Ernest, para reparar o seu violino partido. Esta terra exótica, repleta de melodias que enchem o ar de felicidade, é o lar dos melhores músicos do mundo. Contudo, ao chegarem ao destino, os dois heróis descobrem que toda e qualquer forma de música está banida de Charabie há vários anos – e para eles, a vida sem música é impensável. Com os seus amigos e um misterioso bandido mascarado, Ernest e Célestine têm de trazer de volta a música e a felicidade à terra dos ursos.

A partir das recordações de um professor de Língua Portuguesa, o filme segue Manuel, o seu pai, ex-combatente da guerra colonial constantemente atormentado por essas lembranças. Uma viagem até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam – dos quartéis aos lagos e jardins da juventude ao abismo da sua memória – a guerra e a paixão juntas, indestrinçáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais.

III Guerra Mundial (2022)
Jang-e jahani sevom / World War III
Shakib (Mohsen Tanabandeh) é um trabalhador de construção que vive como um sem-abrigo após perder a mulher e o filho num terramoto. Ao longo dos últimos dois anos, desenvolveu um relacionamento com Ladan (Mahsa Hejazi), uma prostituta surda-muda. Quando a obra onde Shakib trabalha se transforma no cenário de um filme sobre as atrocidades cometidas por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, ele é convidado a interpretar um dos papéis, recebe uma casa e a oportunidade de reconstruir a sua vida. Quando Ladan descobre, vai ao local de trabalho de Shakid pedir-lhe ajuda, obrigando-o a elaborar um plano que pode destruir a possibilidade de um novo futuro.

Porquinha (2022)
Cerdita
Para Sara, o verão é sinónimo de humilhação constante por parte das outras raparigas. Mas tudo acaba quando aparece um estranho que rapta quem a atormenta. Sara sabe mais do que diz e terá de decidir entre falar e salvar as raparigas, ou ficar em silêncio e proteger o estranho que a salvou.

Robusto (2021)
Robuste
George, desencantado com a vida, é uma estrela de cinema em decadência. Quando o seu assistente e único amigo se ausenta durante várias semanas, a pragmática Aïssa, praticante de luta livre semiprofissional com dificuldades em gerir a sua vida amorosa, é nomeada para o substituir. Apesar das diferenças, forma-se um vínculo entre a guarda-costas e o actor, quando descobrem que as suas vidas são mais semelhantes do que esperavam.

Terrifier 2 (2022)
Após ser ressuscitado por uma entidade sinistra, Art, o palhaço, regressa a Miles County onde, na noite de Halloween, persegue uma adolescente e o seu irmão mais novo. À medida que as mortes aumentam, os irmãos lutam para se manterem vivos enquanto descobrem a verdadeira causa das pérfidas ações de Art.

Sem comentários: