25-abril-billboard

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Estreias da Semana #545

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses sete novos filmes, a que se juntam duas cópias restauradas das longas-metragens de Abbas KiarostamiOnde Fica a Casa do Meu Amigo (1987) e Trabalhos de Casa (1989).

Aftersun (2022)
Sophie, de 11 anos, passa as férias de Verão na Turquia com o pai. Numa estância de férias decadente desfruta cada momento daquele raro período. Enquanto o mundo da adolescência se anuncia para Sophie, fora do seu olhar, Calum soçobra sob o peso da vida além da paternidade. 20 anos depois, as ternas memórias destas últimas férias juntos transformam-se num poderoso e desolador retrato da sua relação, enquanto Sophie tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que lhe permanece um desconhecido.

Amadeo de Souza-Cardoso viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho e fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX. Com o deflagrar da Primeira Grande Guerra, Amadeo vive com a sua mulher, Lucie e cria um refúgio artístico na casa de família. Anos antes, Amadeo está em Paris, onde, com apenas 23 anos, celebra a primeira exposição conjunta com Modigliani. Rodeado pelo seu círculo de amigos de que fazem parte Picasso, Apollinaire, Brancusi, Derain, Emmerico Nunes e Max Jacob, encontra-se no epicentro das artes do século XX. O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e com Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de Outubro de 1918.

O Filho (2022)
The Son
Segunda parte da trilogia de Florian Zeller sobre o tema da saúde mental. Tal como o filme anterior, O Pai, O Filho é baseado na peça de teatro de Zeller. Nicholas é o filho de 17 anos de pais divorciados, uma separação amigável à superfície, mas que permanece uma ferida aberta, especialmente para a mãe, Kate. O pai Peter, um importante advogado, enfrenta decisões cruciais sobre a sua carreira e está ansioso por entrar na política, enquanto gere uma nova vida com Beth e o filho bebé de ambos. Kate revela que Nicholas tem faltado às aulas. Por razões que ela não consegue compreender, o filho é terrivelmente infeliz e, por vezes, chega a assustá-la. Nicholas decide ir viver com o pai, na esperança de que uma nova escola e um novo começo aliviem a sua ansiedade. Peter e Beth dão-lhe a segurança e encorajamento que podem, mas os problemas de Nicholas ameaçam meter-se entre eles e fazer regressar dramas do passado.

Operação Fortune: Missão Mortífera (2023)
Operation Fortune: Ruse de Guerre
O agente do MI6 Orson Fortune e a sua equipa de operacionais recrutam uma das maiores estrelas de cinema de Hollywood para os ajudar numa missão quando a venda de uma nova tecnologia de armas ameaça perturbar a ordem mundial.

Seal Team - Brigada Especial (2021)
Seal Team
Quinn, uma foca adorável mas tenaz, reúne um grupo de recrutas desajeitados para fazer frente a um bando de tubarões que tomou a vizinhança. O alegre bando de focas não está de todo treinado para a missão. Por isso, procuram a ajuda do mais experiente Claggart...

Um Casamento do Pior (2023)
Maybe I Do
No coração de Nova Iorque, o romance de Michelle e Allen chegou ao ponto em que é altura de os pais se conhecerem. Uma vez cara a cara, a noite transforma-se num caos cómico, quando os dois casais percebem que cada um deles tem relações extraconjugais com o outro.

Ursos Não Há (2022)
No Bears
Duas histórias de amor perturbadas por obstáculos inevitáveis e perturbadores, a força da superstição e os mecanismos do poder.

Sem comentários: