oportunidades-billboard

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Festival Política vai a Coimbra a 10 e 11 de Fevereiro, com Dino D' Santiago, Tiago Pereira e Hugo van der Ding

O Festival Política vai pela primeira vez a Coimbra, ao Convento São Francisco, nos dias 10 e 11 de Fevereiro, com  Dino D' Santiago, Hugo van der Ding e documentário de Tiago Pereira.

O evento será um aquecimento para a edição que decorre em Novembro de 2023, e conta com quatro actividades de entrada livre, com propostas de debate, cinema, música e performance, "que convidam à discussão e consciencialização cívica, individual e colectiva".

O músico Dino D’Santiago faz as honras de abertura, a 10 de Fevereiro, com uma conversa, dirigida às escolas, sobre o poder de transformação que a música e os artistas podem ter na sociedade. A discussão gira em torno da pergunta A música pode derrubar muros? e terá lugar no Grande Auditório do Convento São Francisco, pelas 10h30, num diálogo que conta também com a participação da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz. A entrada está limitada à comunidade escolar.

No dia 11, às 11h00, no foyer do convento, um workshop -  pela mão da oficina Tangram - Somos Natureza - criativo e de sensibilização, para crianças entre os 6 e os 12 anos, que as desafia a reflectir acerca do impacto das ações humanas na natureza. Para participar, as inscrições devem ser feitas através de participa.politica@gmail.com.

Às 17h00, na sala D. Afonso Henriques, será exibido o documentário A música invisível, do realizador e investigador Tiago Pereira, "que resulta de mais de 250 vídeos gravados com diferentes comunidades ciganas portuguesas, que deram origem ao projecto A Música Cigana A Gostar Dela Própria". Além da exibição do filme coproduzido pelo Festival Política, há um concerto com um artista da região e uma conversa dedicada à música cigana no país.

Às 21h30, na mesma sala, sobe ao palco Hugo van der Ding para apresentar o espetáculo A grande mentira. Com foco no tema da inclusão, o humorista usa como pano de fundo a História e as suas personagens mais ou menos recomendáveis.

Para promover a acessibilidade do público, todas as sessões são acompanhadas de interpretação para Língua Gestual Portuguesa (na oficina Tangram - Somos Natureza, mediante solicitação prévia por e-mail) e o filme é legendado em português. Os bilhetes gratuitos podem ser levantados na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00. É permitido o levantamento de dois ingressos por pessoa, de acordo com a lotação definida para cada evento.

Em 2022, o Festival Política decorreu no Cinema São Jorge, de 21 a 24 de Abril (Lisboa), no Centro de Juventude de Braga, de 5 a 7 de Maio, e em vários espaços de Loulé, entre 22 e 24 de Setembro.

Mais informações em www.festivalpolitica.pt.

Sem comentários: