O IndieJúnior - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece de 23 a 29 de Janeiro e já tem programa fechado.
Com uma alargada programação dedicada ao público familiar e escolar, o IndieJúnior 2023 oferece sessões para maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos. Entre os temas abordados, destaque para a natureza e animais, as alterações climáticas, o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza.
Tendo como tema central o Mar e querendo reforçar o laço do evento com a cidade e as suas histórias, o 7.º IndieJúnior apresenta um programa especial de filmes, desenvolvido em parceria com o projecto FILMar, assim como o cine-concerto Marés, onde filmes sobre o Porto serão musicados, ao vivo, pelos The Banksy’s (Vítor Rua e Ilda Teresa de Castro). No Maus Hábitos, o IndieJúnior terá uma sessão de cinema à mesa. A sessão é de acesso livre a quem jantar e vai exibir "quatro filmes de vários géneros cinematográficos que refletem sobre problemáticas actuais e do passado, que interessam aos jovens, mas também aos adultos, da repressão da ditadura até às dinâmicas do divórcio dos nossos pais".
Para além das sessões de cinema, o festival propõe um debate sobre a forma como o cinema e arte podem ser ferramentas importantes para fazer o luto (26 Janeiro, 11h00, Casa Comum - Reitoria da UP), a oficina Animação de Recortes, para compreender e experimentar um dos processos de animação de imagens (29 janeiro, 10h30, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto) ou a oficina Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável?, onde a flora do Jardim Botânico é o ponto de partida para uma brincadeira lúdica em torno da vida natural das cidades (26 janeiro, 14h00 e 18h00, Galeria da Biodiversidade).
O Homem do Lixo, Laura Gonçalves |
O IndieJúnior Porto 2023 contará com quatro filmes portugueses, que serão acompanhados por conversas entre os realizadores e os espectadores. São eles: Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, O Casaco Rosa, de Mónica Santos, e O Conto da Raposa, de Alexandra Allen.
Haverá ainda um foco especial no cinema norueguês, que terá como sede principal a Casa das Artes, e a escolha do influenciador digital e dj Peter Castro para a secção O Meu Primeiro Filme: Marie Antoinette, de Sofia Coppola.
O festival encerra com uma Matiné Dançante para ouvir música e dar um pé de dança, no dia 29 de Janeiro, pelas 17h30, no Café do Batalha.
Mais informações em https://www.indiejunior.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário