A 16.ª Festa do Cinema Italiano regressa a 29 de Março com uma homenagem a Elio Petri.
Nesta edição será apresentada uma retrospectiva da integral da obra do autor e realizador italiano Elio Petri (1929-1982), uma iniciativa da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em colaboração com a Festa do Cinema Italiano.
"Original, mordaz, anticonformista, Elio Petri foi um dos grandes nomes do cinema italiano", que morreu jovem e "com ele acabou a vaga do dito cinema impegnato, um cinema de uma forte matriz política, comprometido com a realidade social que alcançava descrever e sobretudo atacar, com sarcasmo mas também com ética e moral".
Na retrospectiva, destaque para A Décima Vítima (1965), longa-metragem de ficção científica e filme de culto com Marcello Mastroianni e Ursula Andress; a sua obra-prima Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970); A Classe Operária Vai Para o Paraíso (1971), um drama político musicado por Ennio Morricone; e Todo Modo (1976), uma deliberada e feroz acusação ao poder político italiano.
Em Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se de 29 Março a 6 de Abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Entre Abril e Julho, a Festa percorre mais cidades portuguesas como o Porto, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Lagos, Oeiras, Beja, Viseu, Alverca, Évora, Espinho, entre outras.
A programação completa e outras cidades serão anunciadas em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário