25-abril-billboard

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Outsiders - Ciclo de Cinema Independente Americano regressa a Lisboa de 7 a 12 de Março

A 2.ª edição do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano acontece de 7 a 12 de Março, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) apresenta 10 filmes de realizadores independentes, inéditos em Portugal, e com um percurso em festivais de cinema do mundo. O jovem realizador Jack Fessenden, que aos 21 anos realizou a longa-metragem Foxhole, vai estar em Lisboa a apresentar o seu filme e a dar uma masterclass na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A acção de Foxhole "decorre sensivelmente ao longo de 36 horas, em três guerras distintas — a Guerra Civil Americana, a Primeira Guerra Mundial e a guerra do Iraque - e acompanha cinco soldados confinados numa trincheira e confrontados com questões morais"

Nesta segunda edição, o Outsiders foca-se nos "filmes de género", segundo o programador Carlos Nogueira, "para quem o cinema independente tem utilizado as categorias e os códigos da época clássica de Hollywood e dos grande estúdios para, nos seus próprios termos e com os seus próprios métodos, falar dos temas que preocupam as novas gerações"

A abrir o ciclo, no dia 7 de Março, estará The Lovers, de Azazel Jacobs, protagonizado por Debra Winger e Tracy Letts, na pele de um casal há muito tempo desapaixonado e com relações extramatrimoniais. No dia seguinte, é a vez de Upstream Color, de Shane Carruth, filme de ficção científica que aborda os perigos das experiências científicas. Mais tarde é exibido Madeline's Madeline, de Josephine Decker, que reflecte sobre a relação entre a saúde mental e as artes performativas.

Transpecos, de Greg Kwedar, foca-se sobre o tráfico de drogas e a imigração clandestina. Já Depraved, de Larry Fessenden, reinventa em Brooklyn o mito de Frankenstein.

In a Valley of Violence, de Ti West

O western In a Valley of Violence, de Ti West, protagonizado por Ethan Hawke e John Travolta, é exibido no dia 10 de Março. No sábado, dia 11, é apresentado Krisha, um melodrama familiar de Trey Edward Shults.  Gemini, de Aaron Katz, utiliza os códigos do film noir para reflectir sobre Hollywood, num filme que conta com Zoë Kravitz, Lola Kirke e John Cho no elenco.

O Outsiders termina no domingo, dia 12 de Março, com Wild Nights with Emily, de Madeleine Olnek, um filme biográfico pouco convencional sobre a escritora Emily Dickinson, que revela um lado menos conhecido da sua vida, nomeadamente a sua relação com outra mulher.

Mais informações, datas e horários dos filmes podem ser consultados em https://www.flad.pt/outsiders/.

Sem comentários: