terça-feira, 28 de março de 2023

IndieJúnior 2023 chega com Curtas na Piscina, oficinas e outras novidades

O IndieJúnior regressa com o IndieLisboa de 27 de Abril a 7 de Maio com várias novidades para o público infantil e juvenil, que podem ser vistas no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Biblioteca Palácio Galveias e, pela primeira vez, na Piscina da Penha de França, que vai receber uma sessão especial dentro de água, no último dia de festival.

Uma Tarde na Piscina

Curtas na Piscina

A sessão Curtas na Piscina + 6 Anos está marcada para dia 7 de Maio, às 11h30 e às 16h30, na Piscina da Penha de França. Será uma sessão de curtas-metragens, em volta da temática da água, banhos e piscinas, num ambiente inédito e "uma excelente forma de comemorar o dia da mãe"

Entre os títulos a exibir estarão: Salto de Girafa, Piscina, Uma Tarde na Piscina, Onda de Calor, O Paraíso dos Gatos e Tinta. Para esta sessão é necessário chegar 30 minutos antes, trazer fato de banho, toalha, chinelos e touca. A Piscina contará com um nadador salvador e boias. Nessa noite, o conceito estende-se aos mais velhos, com uma nova sessão de curtas.

Yuku e a Flor dos Himalaias e Curtas para toda a família e idades

Este ano, o programa do IndieJúnior inclui uma longa-metragem: Yuku e a Flor dos Himalaias, da dupla Rémi DurinArnaud Demuynck, que acompanha a jornada de Yuku à procura da flor dos Himalaias, que quer oferecer à avó antes dela partir. O filme é falado em francês com legendas em português e em inglês, para +8 anos. A primeira exibição é dia 1 de Maio, às 15h00, no Cinema São Jorge e repete dia 6, às 15h00, na Culturgest.

Na secção Curtas para toda a família (+3 anos), o destaque vai para Confusão nas Varandas, de Quentin Haberham. Nas Curtas +6 anos, Jogo Cruzado usa o ponto-cruz como meio para contar uma história sobre amizade. Para as crianças +8 anos, uma secção que se estreia nesta edição, o destaque vai para Coisas Nunca Antes Vistas!, sobre os esforços de uma criança para recuperar a televisão da sua avó, a sua única janela para o mundo. 

Magma

Magma foi o filme escolhido pelos alunos do 2.º ciclo da Escola Básica São Bruno, em Caxias, no âmbito do programa Eu Programo um Festival de Cinema, para +10 anos. Para o 3º Ciclo / +12 anos, a escolha dos alunos foi para Amigos de Verão.

Entre as actividades paralelas do IndieJúnior está marcado, para dia 4 de Maio, na Biblioteca Palácio Galveias, o Filme Debate com o tema Descoberta de Si - Crescimento na Puberdade, para +10 anos. Para esta sessão estarão presentes convidados de diferentes áreas - artes, educação e saúde -  para uma conversa moderada pela subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, na Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias. A partir do filme Os Montes da Gaby, de Zoé Pelchat, fica aberto o debate aos jovens sobre a descoberta de si e o crescimento na puberdade, uma iniciativa em parceria com o Plano Nacional das Artes. 

Oficinas

As Oficinas para Famílias estão separadas por idades, com actividades adequadas a cada grupo etário. Na Oficina Cinema de Colo 1-2 anos, chamada Entre Poças e Borrifos, "água, cor, imagens em movimento, som e outros elementos sensoriais vão tornar esta micro-oficina num espetáculo que irá despertar sensações e risos para pais e bebés". Acontece a 1 e 7 de Maio, às 15h00, na sala 2 do Cinema São Jorge, pela  mão d’A Porta Amarela, um projeto de mediação artística. 

A oficina Mergulho Silencioso é dedicada a crianças com mais de cinco anos e está marcada para 29 de Abril no Palácio Galveias, sendo concebida e dinamizada pela educadora Ana Teresa Magalhães e pelas Edições Orfeu Negro, e tem como inspiração o livro A Piscina, de Jihyeon Lee, das edições Orfeu Negro (colecção Orfeu Mini).

Também a 29 de Abril, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, a oficina de expressão plástica Construímos Sinais Diferentes é concebida e dinamizada pelo projecto pedagógico Pela Cidade Fora, da EMEL, "onde se pode aprender sobre os diferentes tipos de sinais de trânsito e perceber a importância que cada um tem na nossa vida"

No dia 6 de Maio, às 15h00, a Biblioteca Palácio Galveias receberá uma oficina de som, desenho e movimento, Caixinha de Aaaah!, concebida e dinamizada por Baleia - Artes e Infância e pensada a partir do filme Aaaah!, pretende descobrir e criar sons a partir de imagens e desenhos que um dia podem ser sons. Na mesma tarde, mas no Cinema São Jorge, acontece outra oficina, concebida e dinamizada por Claude Delafosse, o realizador de Como Ganhei as Minhas Rugas (que pode ser visto na sessão Curtas para Toda a Família + 3 anos), irá ensina como criar "e animar dragões, usando pequenos objectos e plasticina" e dar a "conhecer melhor como o realizador faz os seus filmes".

Antecipação do IndieJúnior 2023

A antecipação do IndieJúnior 2023 está marcada para a tarde de 16 de Abril, na Musa de Marvila, com  uma sessão de cinema com curtas da última edição do festival, para maiores de 6 anos, jogos de ping pong, comes e bebes e dj-set de Miss Playmobile num terraço com escorregas e esplanada para pais e filhos. Para escolas, a antevisão do festival está marcada para as 19h00 de dia 30 de Março, na Biblioteca Palácio Galveias.  

A programação completa e sessões serão anunciadas em breve. As inscrições para a participação de escolas está aberta em indiejunior.com/escolaslisboa. Todas as actualizações estão disponíveis em indielisboa.com/indiejunior.

Sem comentários: