terça-feira, 30 de maio de 2023

MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço: De 31 de Julho a 6 de Agosto, com Maythem Ridha entre os convidados

O MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço regressa de 31 de Julho e 6 de Agosto e já tem a primeira presença internacional confirmada: o cineasta e fotógrafo iraquiano Maythem Ridha.


O realizador vai orientar uma masterclass sobre a sua experiência na realização de projectos de cinema e fotografia no Médio Oriente e Norte da África, em ambientes, por vezes, hostis. Mostrando excertos dos seus vários projectos, Ridha partilhará ainda notas sobre a linguagem cinematográfica que tem vindo a desenvolver na intersecção entre documentário e ficção. A masterclass acontece a 4 de Agosto, pelas 10h00, na Casa da Cultura de Melgaço. 

Maythem Ridha passou os seus anos de formação no Iraque, antes de fugir com a família para o exílio. Enquanto cineasta, os seus filmes têm sido seleccionados para festivais de cinema por todo o mundo. Ali and His Miracle Sheep, o seu mais recente filme, teve estreia mundial no Sheffield Doc Fest 2021, tendo vencido o  prémio de Melhor Filme. Enquanto fotógrafo, o seu trabalho foi publicado e exibido em várias mostras individuais e exposições conjuntas. Vencedor do Prémio Al Hambra de Excelência nas Artes, Maythem trabalha com uma ampla gama de projectos internacionais, além de coordenar workshops e masterclasses em cinema e fotografia. 

Também já foi divulgado o período de recepção de candidaturas do Prémio Jean-Loup Passek para o melhor cartaz de cinema. A inscrição dos cartazes do concurso é gratuita e pode ser feita até 30 de Junho. O prémio será atribuído ao designer de um cartaz original criado para promover um filme documentário, de animação ou de ficção, de curta, média ou longa-metragem, com produção portuguesa ou galega. O júri que avaliará os candidatos é composto pela a artista multidisciplinar Mafalda Salgueiro, a ilustradora e professora Marta Madureira e o realizador, produtor e crítico de cinema Simone Saibene.

Mais informações e regulamento em www.mdocfestival.pt.

Sem comentários: