sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Doclisboa 2023 já começou e leva muito cinema à Capital até 29 de Outubro

O Doclisboa 2023 já começou e prolonga-se até dia 29 de Outubro, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Cinema Ideal.

Man in Black, de Wang Bing, abriu o festival, esta Quinta-feira, dia 19 de Outubro. Na Sessão de Encerramento será exibido Baan, de Leonor Teles, no dia 29 de Outubro, pelas 21h00, na Culturgest.

A Competição Internacional conta com 13 filmes, entre os quais: Suite Canadienne, de Olivier Godin; Earth altars, de Sofía Peypoch; Ongoing Cave, de Julian D’Angiolillo; Perplexed Ants, de Mercedes Moncada Rodríguez; e Magnificent Sky, de Alexandru Badea.

Já a Competição Portuguesa tem nove filmes na corrida: Memories of a Perfect Day, de Davina-Maria El Khoury; Em Ano de Safra, de Sofia Bairrão; Guarda Vieja 3458 timbre 3/6, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes; Clandestina, de Maria Mire; Para Norte, de Rui Esperança; As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira; This Night Has Opened My Eyes, de Francisco Valente; Lucefece: Where there is no vision, the people will perish, de Ricardo Leite, e Fogo no Lodo, de Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca.

 Não Sou Nada - The Nothingness Club

Na secção Riscos, destaque para o novo filme de Edgar PêraNão Sou Nada - The Nothingness Club, sobre Fernando Pessoa; Accidents of History, de Jerónimo Atehortúa Arteaga, que "continua o trabalho desenvolvido com Ospina para a re-significação da história do cinema colombiano"; bem como para os realizadores convidados Paula Gaitán e Mika Taanila

Regressam as habituais secções Verdes Anos, Doc Alliance e Nebulae, e as sessões de cinema para escolas com o programa abcDoc. À programação juntam-se as já anunciadas retrospectivas de Anastasia Lapsui e de Markku Lehmuskallio, e O Documentário em Marcha: Conturbados Anos 30 na América do New Deal, bem como as secções Heart Beat e Da Terra à Lua.

Mais informações sobre o Doclisboa 2023, programa completo e horários das sessões, em https://doclisboa.org/2023/.

Sem comentários: