Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema nove novos filmes (onze, se contarmos com as três curtas-metragens portuguesas que compõe uma das novidades em exibição).
Abigail (2024)
As crianças podem ser verdadeiros monstros. Um grupo, cuidadosamente seleccionado, rapta a filha de 12 anos de um poderoso líder do submundo do crime. Tudo o que têm de fazer para obter o resgate de 50 milhões de euros é vigiar a criança, uma bailarina, durante a noite. Numa mansão isolada, os raptores começam a desaparecer e descobrem, para seu horror, que estão trancados com uma rapariga nada comum.
Ainda Temos o Amanhã (2023)
C'è ancora domani
Delia (Paola Cortellesi) é uma típica dona de casa conformada na Itália do pós-guerra, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ivano (Valerio Mastandrea) é o senhor supremo da família, trabalha arduamente para ganhar o pouco dinheiro que tem em casa e nunca perde uma oportunidade de o sublinhar, por vezes em tom violento. Só tem respeito pelo pai, Sor Ottorino (Giorgio Colangeli), um velho rabugento e despótico de quem Delia é, para todos os efeitos, a cuidadora. O único alívio de Delia é a sua amiga Marisa (Emanuela Fanelli), com quem partilha confidências íntimas. É Primavera e a família está em alvoroço por causa do iminente noivado da filha mais velha, Marcella (Romana Maggiora Vergano), que espera casar-se rapidamente com um rapaz da classe média, Giulio (Francesco Centorame), e livrar-se daquela família estranha. Delia também não pede mais nada, aceita a vida que lhe foi dada e um bom casamento para a filha é tudo o que aspira. A chegada de uma carta misteriosa, no entanto, desperta-lhe a coragem para alterar os planos pré-estabelecidos e imaginar um futuro melhor, não apenas para ela.
Cândido - O Espião que veio do Futebol (2024)
Filme inspirado na vida de Cândido de Oliveira, jornalista, fundador do jornal A Bola, seleccionador nacional de futebol, espião que ajudou os Aliados na luta contra os Nazis e preso político.
Corrida Para a Glória (2024)
Race for Glory: Audi vs Lancia
No Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, a equipa Lancia enfrentava a poderosa Audi. Perante o rival Roland Gumpert e o seu muito superior Audi Quattro de tração total, o chefe da equipa Lancia, Cesare Fiorio, enfrentava uma derrota certa com um Lancia Rally 037 de apenas duas rodas motrizes. Porém, Fiorio tem o engenho e a astúcia à altura do desafio e rodeia-se de uma equipa invulgar ao convencer Walter Röhrl a pilotar para a Lancia na companhia do finlandês voador Markku Alen. Servindo-se de todos os estratagemas à sua disposição para contornar as regras, Fiorio entra em território perigoso, dentro e fora da pista, sempre com um desejo irrefletido de vencer.
Entre Muros - Três Curtas Portuguesas (2024)
Depois de terem sido apresentadas em festivais como Vision du Réel, a Semana da Crítica do Festival de Cannes ou o Festival Internacional de Roterdão, as mais recentes curtas-metragens dos realizadores Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima estreiam nas salas de cinema portuguesas numa sessão intitulada Entre Muros: Três Curtas Portuguesas.
2720, de Basil da Cunha, passa-se no bairro da Reboleira e acompanha Camila, uma menina de sete anos que anda à procura do irmão e Jysone, que passados seis anos de prisão e cinco semanas em liberdade encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado. Crítica no blog em: https://hojeviviumfilme.blogspot.com/2023/07/curtas-vila-do-conde-2023-2720-de-basil.html
Corpos Cintilantes marca a estreia de Inês Teixeira na realização, e explora um momento particular na vida de Mariana, uma jovem de 16 anos (Maria Abreu), que, ao ser convidada para passar um fim-de-semana em Leiria, em casa do seu colega Jorge, começa a olhar para ele de outra forma.
Natureza Humana, de Mónica Lima, segue a história de um casal lisboeta, que vê os seus planos de começar uma família serem tomados por um sentimento de incerteza.
O Reino do Planeta dos Macacos (2024)
Kingdom of the Planet of the Apes
Muitos anos após o reinado de César, os macacos tornaram-se a espécie dominante e vivem harmoniosamente, ao passo que os humanos foram reduzidos a viver na sombra. Enquanto um novo líder tirânico constrói o seu império, um jovem macaco embarca numa viagem que o levará a questionar os ensinamentos que recebeu sobre o passado e a tomar decisões que vão definir o futuro dos símios e dos humanos.
O Sabor da Vida (2023)
La Passion de Dodin Bouffant
Eugenie, uma excelente cozinheira, trabalha há 20 anos para o famoso gastrónomo Dodin. Ao longo do tempo, a prática da gastronomia e a admiração mútua conduziram a uma relação de amor. Desta união, nasceram pratos, cada um mais delicioso e delicado do que o anterior, que chegaram a surpreender os maiores do mundo. No entanto, Eugénia, desejosa de liberdade, nunca quis casar com Dodine. Então, Dodin decide tentar algo que nunca tinha feito antes: cozinhar para ela.
Ricardo e a Pintura (2023)
Ricardo et la peinture
Retrato íntimo e luminoso, traçado por Barbet Schroeder, do seu amigo Ricardo Cavallo, que consagrou vida à pintura. De Buenos Aires à Finisterra, passando por Paris e pelo Peru, o filme convida a mergulhar na história da pintura e dos grandes artistas, da gruta de Chauvet à arte Grega, ou aos Aztecas, a Tiepolo, Caravaggio e Velazquez, ao Cubismo, Braque e Picasso. Navegando pela história da arte e reconstituindo-a de forma original e viva, o documentário parte à descoberta da vida de um homem excepcional e totalmente comprometido com a sua paixão pela arte que, com enorme generosidade, transmite esta paixão às crianças da aldeia bretã onde acabou por se radicar.
Um Casal (2022)
Un Couple
Filme sobre uma relação de longa duração entre um homem e uma mulher. O homem é Leo Tolstoy. A mulher é a sua esposa, Sophia. Estiveram casados durante 36 anos, tiveram 13 filhos, nove dos quais sobreviveram. Cada um mantinha um diário. Apesar de viverem juntos, na mesma casa, escreviam frequentemente cartas um ao outro. Leo Tolstoy insistia para que lessem os seus diários em voz alta aos convidados durante os seus jantares. Os Tolstoi eram também um casal disfuncional, que discutia frequentemente e era muito infeliz um com o outro, embora ocasionalmente desfrutasse de momentos apaixonados de reconciliação. O filme é um monólogo de Sophia sobre as alegrias e as dificuldades da sua vida em comum, extraído das cartas e dos diários.
Sem comentários:
Enviar um comentário