quinta-feira, 20 de junho de 2024

Estreias da Semana #619

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Onde Está o Pessoa?, de Leonor Areal, Soma das Partes, de Edgar Ferreira, e The Bikeriders, de Jeff Nichols, são algumas das estreias em destaque.

Contra Todos (2024)
Boy Kills World
Boy jura vingar-se do assassinato da família às mãos de Hilda Van Der Koy, a matriarca de uma corrupta dinastia pós-apocalíptica, que deixou o jovem órfão, surdo e mudo. Movido por uma voz interior, adotada do seu videojogo favorito, treina com um misterioso xamã para se tornar um instrumento letal e está pronto para dar tudo na véspera do abate anual de dissidentes. O caos instala-se à medida que o jovem avança com uma ira de destruição e carnificina. À medida que tenta avançar por este reinado delirante, torna-se parte de um desesperado grupo de resistência, enquanto discute com o aparente fantasma da irmã mais nova.

Daliland (2022)
Dalíland
Em 1973, um jovem assistente de galeria embarca numa louca aventura, enquanto ajuda o envelhecido génio da pintura Salvador Dali a preparar uma grande exposição em Nova Iorque.

Época de Caça (2023)
Chasse gardée
Acompanhados pelos seus dois filhos, Simon e Adelaïde decidem, como muitos parisienses de hoje, trocar o seu apartamento de duas assoalhadas por uma vida mais calma e confortável no campo. São seduzidos por uma casa no meio da natureza: espaço, uma horta, um bosque contíguo ao jardim e, sobretudo, habitantes que os acolhem de braços abertos. Um sonho tornado realidade. Mas o jovem casal não tarda a desiludir-se: o bosque é, na realidade, um terreno de caça para animais de grande porte. Embora os caçadores sejam simpáticos, não estão dispostos a ceder o território, tornando o sonho de Simon e Adelaïde num inferno.

Mamonas Assassinas: O Filme (2023)
Guarulhos na década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são rapazes típicos da época, com pouco dinheiro e muitos sonhos. Nem imaginam que o humor debochado e inteligente, característico deste grupo de amigos, irá mudar as suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, tornam-se o maior fenómeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.

O Amor Segundo Dalva (2022)
Dalva
Dalva tem 12 anos, mas veste-se, maquilha-se e vive como se fosse uma mulher adulta. Uma noite, é retirada da casa onde vivia com o pai e levada para um centro de acolhimento de menores. Estupefacta e indignada no início, conhece Jayden, um assistente social, e Samia, uma adolescente com mau feitio. Uma nova vida parece começar para Dalva, a de uma rapariga da sua idade.

No seu ensaio visual, Leonor Areal convoca o espectador a olhar em detalhe para um filme centenário e para as dezenas de pessoas que surgem à saída de um concerto, a maioria homens, de fato completo e chapéu, muitos com bigode. Entre eles, procura-se Fernando Pessoa.

Ovnis, Monstros e Utopias - Três Curtas Queer (2024)
Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer é uma sessão composta pelas mais recentes curtas-metragens dos realizadores Joana de Sousa (Entre a Luz e o Nada), Ricardo Branco (Sob Influência) e André Godinho (Uma Rapariga Imaterial).
Entre a Luz e o Nada, de Joana de Sousa, acompanha dois dias na vida de Shade, uma jovem não-binária que vive na periferia de Lisboa. Sob Influência, de Ricardo Branco, é sobre uma jovem, que, ao longo de um fim de semana com um grupo de amigos, ganha dificuldades em lidar com a realidade. Rapariga Imaterial, de André Godinho, conta a história de João, uma rapariga imaterial, que é o que quer ser, independentemente da sua idade, género ou cor de pele.

Soma das Partes (2023)
Documentário que percorre os 60 anos da Orquestra Gulbenkian. Com recurso a imagens de arquivo inéditas e através do olhar de músicos, maestros e solistas, conta a história da criação de uma pequena orquestra de câmara que, em 60 anos, ascendeu a orquestra sinfónica internacional, gravando mais de 70 álbuns e actuando ao lado dos maiores nomes da música clássica internacional, alterando determinantemente o panorama da música em Portugal.

The Bikeriders (2023)
Kathy, um membro obstinado dos Vândalos, casada com um motociclista selvagem e imprudente chamado Benny, conta a evolução dos Vândalos ao longo de uma década, começando como um clube local unido por bons momentos, motas a roncar e respeito pelo seu forte e firme líder, Johnny. À medida que a vida nos Vandals se torna mais perigosa e o clube ameaça tornar-se num gangue mais sinistro, Kathy, Benny e Johnny são forçados a fazer escolhas sobre a sua lealdade.

Sem comentários: