segunda-feira, 7 de maio de 2018

IndieLisboa'18: O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta (2018)

*8.5/10*


Edgar Pêra continua fiel a si e a pôr muito amor nos filmes que faz. Agora, traz para o grande ecrã  O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta num elogio ao poeta e performer português, Alberto Pimenta. Sem pimenta ou papas na língua, é fácil aceitar o convite para descobrir mais sobre o percurso do artista, embalados pelo estilo inconfundível de Pêra - e os dois entendem-se tão bem já há 24 anos...

O filme foca-se na poesia de Alberto Pimenta, mas também na sua importância enquanto pioneiro da performance em Portugal. O momento em que, em 1977, no Jardim Zoológico, Pimenta trancou -se numa jaula (junto à dos macacos) com uma tabuleta indicando “Homem (Homo sapiens)” é um dos que poderemos relembrar neste filme-performance ou filme-poema.

O Homem-Pykante - Diálogos com Pimenta homenageia o artista, e é quase tão desafiante como a sua obra. Arquivos - filmados por Edgar Pêra entre 1994 e 2018 - de conversas, leituras ou performances de Alberto Pimenta, a que se juntam imagens de arquivo e performances de alguns actores habituais do realizador (Miguel Borges Marina Albuquerque, por exemplo) constroem este desafiante filme.


Entre o experimentalismo de Pêra e o de Pimenta, recupera-se a obra quase dadaísta e, ao mesmo tempo, tão crítica do poeta. O documentário convida-nos a conhecer mais, a rir e a chorar a rir com as suas palavras aparentemente vazias mas cheias de complexidade.

Depois, Edgar Pêra faz o resto: as suas típicas distorções de som (ou flores a cair como bombas), sobreposições de imagens, e a história nasce.

O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta fez parte das Sessões Especiais do IndieLisboa'18 e foi exibido perante um auditório quase cheio, numa emotiva sessão, onde realizador e poeta apresentaram o filme.

Sem comentários: