A primeira edição do Festival Offside Lisboa, que junta o cinema ao futebol, acontece entre os dias 25 e 27 de Maio.
O Campo Polidesportivo de Santa Catarina será palco da abertura do evento, numa sessão ao ar livre do filme português Até lá Abaixo, de João Silva Fontes, que retrata a viagem que três amigos realizaram num jipe durante cinco meses, de Marrocos à África do Sul, levando o futebol como denominador comum e descobrindo como se vive o jogo em contextos tão distintos. A encerrar o festival, no Museu do Desporto, será exibido George Best: All By Himself, filme biográfico do jogador que foi a primeira grande estrela do futebol inglês dentro e fora dos relvados, apelidado à época pela imprensa portuguesa de “o quinto Beatle”.
Ao todo serão seis longas-metragens e 10 curtas, subordinadas à temática futebolística, onde se encontram títulos como Minas de Futebol ou El Zurdo: The Revenge of the Underdog, entre outros.
Nas actividades paralelas do Offside Lisboa, há lugar para um cine-jantar no restaurante O Reserva, em que serão recriados alguns pratos associados ao futebol e à street food, intervalados com a apresentação de sete curtas-metragens. Em debate Temos de falar sobre Justin: futebol fora do armário, a propósito dos 20 anos da morte de Justin Fashanu (primeiro profissional de futebol a assumir publicamente a homossexualidade), vai abordar um tema que parece ainda ser tabu dentro das quatro linhas.
No fim-de-semana, o Museu do Desporto recebe diversas exposições, uma do foto-jornalista João Henriques, uma extensão do filme Até lá Abaixo composta por imagens captadas na mesma viagem, e e outra do ilustrador e designer Charis Tsevis. Em dia de final da Champions League, no dia 26, haverá a Festa dos Campeões Europeus na Academia de Recreio Artístico a partir da 19h45, prolongando-se pela noite dentro.
O Offside desafia ainda os seus espectadores e fãs de futebol para um mini-torneio de futsal, com inscrições abertas ao público.
Todas as informações sobre o festival podem ser consultadas em offsidelisboa.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário