25-abril-billboard

sábado, 4 de maio de 2019

IndieLisboa'19: Tristeza e Alegria na Vida das Girafas (2019)

*7.5/10* 


Tristeza e Alegria na Vida das Girafas é sobre crescer e sobre a auto-descoberta. Sobre os nossos amigos imaginários da infância e sobre as primeiras aventuras fora do porto seguro que é o lar. Tiago Guedes faz-nos voltar a acreditar e leva-nos de volta à imaginação e inocência que tínhamos aos 10 anos. 

Baseado na peça homónima de Tiago Rodrigues, Tristeza e Alegria na Vida das Girafas acompanha a aventura de uma menina e do seu urso de peluche suicida, chamado Judy Garland, em busca do perdido Discovery Channel. Lisboa é um território mágico, apesar da crise espreitar a cada encontro, e há que saber fugir das panteras negras e pedir ajuda ao primeiro ministro.

Eis um filme tão cómico como trágico, tão ternurento como cruel, numa mistura espirituosa entre o infantil e o maduro. Tiago Guedes e Tiago Rodrigues criam uma obra inesperadamente original e muito rica, uma viagem ao passado, com muita nostalgia.

O urso de peluche mal-criado (esqueçam o Ted, este é muito melhor) é o maior ponto de ligação com o mundo dos adultos e suas frustrações constantes, a tomada de consciência da realidade muitas vezes cruel. Como era bom regressarmos à infância, nem que fosse um dia por semana...


Para o sucesso de Tristeza e Alegria na Vida das Girafas muito contribui o belíssimo desempenho da pequena Maria Abreu, com um à-vontade e desembaraço incomum para a idade - provavelmente, filha de peixes sabe nadar. A protagonista utiliza palavras pouco próprias no vocabulário de uma criança, e é consumidora acérrima de dicionários. Directos do teatro para o ecrã, Miguel Borges é um pai desafiado pela viuvez com uma menina de 10 anos para criar, numa performance emotiva e criativa, quase inesperada; e Tónan Quito, o urso Judy Garland, que clama pela morte entre palavrões, mas é inseparável da sua querida girafa, que o guia por assustadoras aventuras.

Tristeza e Alegria na Vida das Girafas faz parte da Competição Nacional do IndieLisboa'19.

Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira
08/05/2019  -  21h30
Cinema São Jorge - Sala 3
10/05/2019  -  14h30

Sem comentários: