Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora, será o filme de abertura do Periferias - VII Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara. A abertura oficial acontece a 10 de Agosto, no Castelo de Marvão e conta com a presença dos realizadores.
O documentário As Hiper-mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, poderá ser visto no dia 11 de Agosto, no Centro Cultural de Marvão, numa sessão que assinala o ano Internacional das Línguas Indígenas 2019. A mesma sessão incluirá ainda uma apresentação do povo Sami (Finlândia) por Rosa Maren Maga e um debate com a participação do antropólogo espanhol António Pérez e de Júlio Henriques, escritor e editor da revista Flauta de Luz, no qual se abordará a situação dos povos indígenas e comunidades tradicionais no mundo de hoje.
Destaque no programa deste ano para os filmes Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Debaixo do Céu, de Nicholas Oulmann, Campeones, de Javier Fesser, Buñuel en el labirinto de las tortugas, de Salvador Simó Busom, e Mabata Bata, de Sol de Carvalho. Em pré-estreia estará o documentário sobre Mia Couto, Sou Autor do Meu Nome, de Solveig Nordlund.
Estão ainda previstos concertos, como o de Arthur Dente, músico francês de origem portuguesa, que actuará na sessão de abertura dia 10 de Agosto, no castelo de Marvão, em conjunto com a sua filha Valentine Dente. A banda colombiana Haga que Pase apresenta-se no dia 11 de Agosto, no anfiteatro da Portagem, para um concerto de world music. A Dj set Rádio Mundo animará o espaço do bar Cais Coberto, na estação da Beirã, após a sessão de cinema na noite de 14 de Agosto. O músico angolano Alberto Mundi actua no lagar-museu dos Galegos, para o encerramento do festival, a 18 de Agosto.
O Periferias distingue-se pela singularidade dos palcos, sejam eles os castelos das duas principais localidades (Marvão e Valência de Alcântara), uma estação de comboios desactivada (Beirã), as ruas e praças de diversos centros históricos, as ruínas de uma cidade romana (Ammaia) ou uma praça de touros (Santo António das Areias). O festival marcará também presença em Castelo de Vide, Fontanheira, Portagem, Cedillo, Zarza la Mayor e Malpartida de Cáceres, dando a conhecer aspectos da história e do património dos sítios, através de iniciativas várias, que incluem visitas guiadas e passeios pedestres.
Estão igualmente agendadas exposições e debates, no âmbitos de painéis habituais sobre meio ambiente e direitos humanos. O Periferias acontece entre os dias 10 e 18 de Agosto.
3 AGOSTO
ZARSA LA MAYOR (ES)
22h30 - Sessão Especial
CAMPEÕES / CAMPEONES
Javier Fesser
10 AGOSTO
CASTELO DE MARVÃO (PT)
21h30 - Sessão de Abertura Oficial
CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
João Salaviza e Renée Nader Messora
(com a presença dos realizadores)
11 AGOSTO
CENTRO CULTURAL DE MARVÃO (PT)
16h00
HIPER-MULHERES
Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
12 AGOSTO
PRAÇA DE TOUROS DE SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS (PT)
21h30
DIAMANTINO
Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
13 AGOSTO
CENTRO CULTURAL DE MARVÃO (PT)
10h30
CRESCER, CRESCER, CRESCER
Programa de curtas metragens para escolas do pré-escolas e 1º ciclo
CASTELO DE VALÊNCIA DE ALCÁNTARA (ES)
21h30
SIEMBRA
Angela Osorio, Sérgio Lozano
14 AGOSTO
CASA DA CULTURA / BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MARVÃO (PT)
***Pré-estreia ***
BEIRÃ - TRAINSPOT (PT)
21h30
(Com a presença do realizador Vasco Viana)
15 AGOSTO
FONTANHEIRA (PT) / (ES)
21h30
RENAULT 12
Mohamed El Khatib
16 AGOSTO
CENTRO CULTURAL DE MARVÃO (PT)
15h00
SELECÇÃO FILMES CINEECO - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
CASTELO DE VIDE (PT)
21h30
DEBAIXO DO CÉU
Nicholas Oulmann
CALLE CORTIZADA - VALENCIA DE ALCÁNTARA (ES)
22h30
BUÑUEL EN EL LABERINTO DE LAS TORTUGAS
Salvador Simó
17 AGOSTO
AMMAIA - RUÍNAS DA CIDADE ROMANA (PT)
21h30
CAFARNAUM
Nabine Labaki
CEDILLO (ES)
21h30
CIELO
Alison McAlpine
17 AGOSTO
GALEGOS (PT)
21h30
MABATA BATA
Sol de Carvalho
20 AGOSTO
MUSEU VOSTELL – MALPARTIDA DE CÁCERES (ES)
21h00 - Sessão Especial
JAAR, EL LAMENTO DE LAS IMÁGENES
Paula Rodriguez
Mais informações em http://periferiasfestival.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário