25-abril-billboard

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Doclisboa'19: Brexit Behind Closed Doors (2019)

*7.5/10*


Na secção Da Terra à Lua do Doclisboa'19, encontrámos Brexit Behind Closed Doors, de Lode Desmet, que nos leva numa viagem aos bastidores das negociações do Brexit - de uma perspectiva bastante diferente.

O realizador belga Lode Desmet teve, durante dois anos, acesso exclusivo ao coordenador do Brexit do Parlamento Europeu, Guy Verhofstadt, e à sua equipa. O seu documentário regista as conversas e discussões confidenciais dos negociadores europeus enquanto constroem a estratégia para lidar com os britânicos.

Reúnem-se os esforços para alcançar um acordo, pesam-se prós e contras, vai-se ao terreno conhecer a realidade dos mais directamente visados pelo Brexit. Brexit Behind Closed Doors segue Guy Verhofstadt das salas de reunião às constantes viagens de trabalho, das reuniões com o grupo de trabalho europeu, às negociações com os britânicos. No entanto, os breves momentos de descanso e descontracção também ficam registados, quer as suas deslocações à sua vinha em Itália ou às corridas de automóveis de que tanto gosta.


O ambiente descontraído inicial - onde até se fez um brinde - dá lugar a algum mau-estar e discordância com o passar dos meses e a rejeição de todas as possibilidades de acordo do Brexit. Os avanços e recuos do Reino Unido, as votações hilariantes do Parlamento Britânico - acompanhadas com algum entusiasmo junto do grupo de Verhofstadt -, as fugas de informação e a desconfiança geram cansaço e desespero evidente no homem à frente das negociações. Do lado do espectador, a incredulidade será tão grande como a do grupo do Parlamento Europeu - podia ser ficção, mas não é.

Eis o ciclo sem fim. Brexit Behind Closed Doors é daqueles filmes que merece ter sequela... Fica a sugestão.

Sem comentários: