quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Estreias da Semana #398

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. JudyProjeto GeminiVarda por Agnès e o português Viriato são algumas das estreias.

Guerra das Correntes (2017)
The Current War
A história da "guerra das correntes" entre os gigantes da electricidade, Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon), associado a Nikola Tesla (Nicholas Hoult). Um confronto de ideias e de poder que determinaria qual o sistema eléctrico que alimentaria o mundo moderno. Edison optou pela corrente contínua, mais cara de de alcance limitado. Westinghouse tenta provar que a corrente alternada pode trabalhar em distâncias mais longas a um custo significativamente menor. Cada lado compete para que as cidades dos Estados Unidos usem o seu sistema. Edison lança rumores falsos de que a corrente alternada é perigosa, envolve-se numa guerra publicitária e luta para encontrar maneiras de tornar a corrente contínua mais acessível. Ao mesmo tempo, Westinghouse defende os méritos técnicos da sua escolha e tenta fazer com que o sistema de alta tensão da corrente alternada funcione com motores. O confronto decisivo surge quando ambos apresentam propostas para iluminar a Feira Mundial de Chicago.

Judy (2019)
Em 1968, Judy Garland (Reneé Zellweger) chega a Londres para uma série de concertos. Passaram 30 anos desde foi lançada para o estrelado no filme O Feiticeiro de Oz. Está cansada, assombrada por memórias de uma infância perdida para Hollywood, agarrada ao desejo de voltar para junto dos filhos, mas determinada a nunca desapontar os fãs.

Le Dindon: Amantes Acidentais (2019)
Le dindon
Pontagnac apaixona-se por uma loira vistosa que ele acompanha todos os dias no trajecto para o trabalho. O que ele não esperava é que Victoire fosse a esposa de um dos seus amigos, Vatelin. O marido não é ciumento, mas Victoire não lida bem com a situação. Esta desventura lança um jogo em torno de fidelidade um do outro. Quando entram em campo Rediop - que suspira também pela loira - e Suzy - uma antiga paixão de Vatelin- tudo se torna ainda mais complicado. De porta em porta, da sala de estar ao quarto de hotel, todos se encontrarão no meio de mal-entendidos e aventuras, que perturbarão o relacionamento entre os casais e as suas certezas.

Maya (2018)
Dezembro de 2012. Após quatro meses de cativeiro na Síria, dois repórteres franceses são libertados. Gabriel, o mais novo, não tem ainda 30 anos. Após um dia de interrogatórios e exames médicos, Gabriel é autorizado a ir ver os seus entes queridos. A mãe vive na Índia, onde ele cresceu, e cortou os laços com a família. Umas semanas depois, Gabriel decide partir para a Índia. Muda-se para a sua casa de infância, em Goa, e conhece Maya, uma jovem indiana.

O Caso DeLorean (2019)
Driven
Apanhado pelo FBI a contrabandear cocaína no seu avião, Jim Hoffman (Jason Sudeikis) passa a trabalhar como informador e é colocado com a família num rico subúrbio de San Diego. Para sua surpresa, descobre que tem o ícone da indústria automóvel John DeLorean (Lee Pace) como vizinho. Rapidamente cresce uma relação de amizade entre os dois homens, enquanto DeLorean se prepara para lançar o seu novo projeto – A DeLorean Motor Company, no qual Jim se envolve ativamente. Com o FBI a pressioná-lo para denunciar o seu fornecedor e o projeto de DeLoren a atingir um ponto critico por falta de financiamento, as coisas estão longe de serem idílicas. Quando Jim traz o seu fornecedor de droga para o projeto, o cenário está montado para o incrível e por vezes absurdo caso que se tornou num dos escândalos mais célebres dos anos 70.

Projeto Gemini (2019)
Gemini Man
Henry Brogan (Will Smith), um antigo atirador de elite das Forças Especiais, trabalha agora para uma organização governamental clandestina quando se torna no alvo de Junior, um misterioso assassino com capacidades de combate incomparáveis e que consegue antecipar cada um dos seus movimentos. A perseguição desenrola-se por todo o mundo, dos estuários do estado norte-americano da Geórgia, às ruas de Cartagena e Budapeste.

Vadio (2018)
Vadio - I Am Not A Poet
Abandonando um passado de pequenos delitos, David encontra no fado o seu desígnio. Perseguindo incessantemente o sonho de ganhar a vida como fadista, frequenta com o amigo Adriano o circuito tradicional do Fado Vadio, com o intuito de se aperfeiçoar. Mas enquanto Adriano obtém reconhecimento e propostas de actuações pagas, David só encontra dificuldades. Por isso, decide participar num concurso anual de fado cantando um poema de sua autoria, numa tentativa de chamar a atenção.

Varda por Agnès (2019)
Varda par Agnès
Documentário de uma fascinante contadora de histórias, o último filme de Agnès Varda lança luz sobre a sua experiência como realizadora, trazendo uma visão pessoal do que ela chama de "escrita cinematográfica", viajando da Rue Daguerre, em Paris, até Los Angeles e Pequim.

Viriato (2019)
Contra os avanços do império romano, possuidor de uma garra imensa, o chefe lusitano Viriato escolheu dedicar a vida à protecção das suas gentes e das suas terras, contra tudo e contra todos.

Sem comentários: