quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Porto/Post/Doc 2019 coloca identidades em debate

O Porto/Post/Doc 2019 quer debater as questões identitárias na sociedade contemporânea. 

Off Frame AKA Revolution Until Victory, de Mohanad Yaqubi 

Da resistência palestiniana à condição não-binária de género, do antropoceno à geografia de afectos, o Fórum do Real e um programa de filmes paralelo servirão como ponto de partida para conversas em torno da noção de identidade e da sua relação intrínseca com o dispositivo cinematográfico.

O Fórum  do Real decorre entre os dias 27 e 29 de Novembro, no Cinema Passos Manuel, e conta com três painéis de oradores: o primeiro, Da Terra, problematizará a relação entre a construção identitária e o território; o segundo, Do Pensamento, visa uma aproximação de teor filosófico ao próprio conceito de identidade e de identidades, no plural; por fim, o terceiro painel, Das Imagens, pretende reflectir sobre o cinema contemporâneo e o seu entretecimento com os mais diversos fluxos identitários, individuais e colectivos.

Álvaro Domingues (geógrafo), António Guerreiro (crítico), Ben Rivers (realizador), Christiana Perschon (realizadora), Daniel Ribas (investigador), Pedro Mexia (crítico), Susana de Matos Viegas (antropóloga) e Valérie Massadian (realizadora) são algumas das presenças confirmadas no fórum, cuja entrada é gratuita.

Paralelamente, o Porto/Post/Doc apresenta uma selecção de curtas e longas-metragens, num programa especial dedicado ao tema, que pretende colocar em diálogo clássicos da história do cinema, como Persona, de Ingmar Bergman, Rua da Vergonha, de Kenji Mizoguchi ou La Salamandre, de Alain Tanner, com algumas descobertas e produções contemporâneas.

Serão exibidas três curtas-metragens da activista e realizadora suíça Carole Roussopoulos, rodadas durante a década de 1970. De carácter eminentemente político e militante, estes filmes dão a ver algumas das principais lutas sociais francesas à época, como é o caso da F.H.A.R. (Front homosexuel d'action révolutionnaire). Destaque ainda para a exibição de Ghost Strata e Now, At Last, de Ben Rivers, apresentados pelo próprio; o regresso de Gürcan Keltek (vencedor da edição de 2017) com a curta-metragem Gulyabani; e para a sessão especial de Off Frame AKA Revolution Until Victory, de Mohanad Yaqubi realizado a partir de imagens de arquivo da luta palestiniana, produzidas entre os anos 60 e 80. Esta sessão será seguida de debate com o cineasta, moderado por Nuno Lisboa.

No programa estão também os filmes She Is The Other Gaze (Sie ist der andere Blick), de Christiana Perschon, Sol Negro, de Laura Huertas Millán e Coffee Coloured Children, de Ngozi Onwurah.

O festival Porto/Post/Doc 2019 decorre entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel e Planetário do Porto.

Sem comentários: