25-abril-billboard

sábado, 14 de março de 2020

Comic Con Portugal 2020: De 10 a 13 de Setembro em Algés

A 7.ª edição da Comic Con Portugal está de volta de 10 a 13 de Setembro, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

Entre as novidades desta edição, está uma nova identidade visual, "inspirada na missão da Comic Con Portugal, que acredita que a cultura pop melhora o dia a dia, inspirando as pessoas a serem mais felizes, a criarem e a viverem num mundo melhor", pode ler-se em comunicado. O recinto, que vai manter a mesma forma de 2019, irá ter mais sombras, espaços de descanso, entretenimento em momentos de espera e um novo espaço aberto por onde passarão todos os talentos do evento para serem vistos pelos visitantes.


Mike DeodatoPaco RocaRoberto Gomes e Miguelanxo Prado são os primeiros nomes confirmados na área de Banda Desenhada & Literatura.

O artista brasileiro Mike Deodato invadiu o mercado americano com projectos como Santa Claws, de Malibu, e Beauty and the Beast, da Innovation. Conta com participações em trabalhos como Mulher Maravilha, na DC Comics, Avengers, Elektra, Incrível Hulk, Homem-Aranha, Infinity War e Thor, na Marvel Comics. O artista dedica-se agora a projectos autorais: o primeiro foi Berserker Unbound, em parceria com Jeff Lemire; o segundo é The Resistance, em parceria com J. Michael Straczinsky, onde constrói um universo inteiro partilhado de super-heróis para a sua nova editora, AWA.

Paco Roca é ilustrador, guionista e autor de banda desenhada e graphic novels. A sua obra Rugas foi adaptada ao cinema em 2012 e o filme foi galardoado com dois prémios Goya, incluindo um para Roca, pela adaptação da sua obra. As suas ilustrações são publicadas em meios como Babelia e El País.

O português Roberto Gomes colaborou em projectos de ilustração e de banda desenhada com José Carlos Fernandes, como nos livros José Mendes Cabeçadas Júnior – Um Espírito Indomável, editado pela Câmara Municipal de Loulé, no âmbito das Comemorações do Centenário da 1ª República e Mar de Aral, editado pela Comic Heart e G. Floy Studio. Ganhou o galardão Comic Con Portugal 2019 para Melhor Álbum, Melhor Argumento e Melhor Desenho e ainda os troféus da 30.ª Amadora BD para Melhor Obra de Autor Português e Melhor Argumento de Autor Português. Actualmente, está mais focado no desenvolvimento de experiências e de jogos em realidade aumentada e virtual.

O artista espanhol Miguelanxo Prado tem um reconhecimento especial na Espanha, especialmente na Galiza, onde é considerado por muitos o autor mais relevante, em França, onde tem um grande sucesso junto da crítica e público e em Portugal, onde dedicou a Lisboa um livro de ilustrações, Carta de Lisboa. Outra faceta importante é a de ilustrador, com obras como a Lei do Amor, de Laura Esquivel (1995) ou livros infantis e juvenis, como Cando o mar foi polo río, de Manuel María, O centro do labirinto, de Agustín Fernández Paz ou Bala perdida, de Manuel Rivas. Para além da actividade artística, Miguelanxo Prado é, desde 1998, director do Salão Viñetas desde o Atlántico que se realiza anualmente na Corunha.

Mais informações sobre a Comic Con Portugal 2020 em http://www.comic-con-portugal.com/.

Sem comentários: