Passamos agora à terceira sessão da Competição de Curtas do Monstra 2020. Há 11 filmes nesta selecção, oriundos da Holanda, Brasil, EUA, Taiwan, e outros locais tão diversos.
Expedição Intermissão (Intermission Expedition), de Wiep Teeuwisse, leva-nos a um passeio um tanto incomum, criticando o turismo desenfreado, com muitas selfies e pouco desfrute dos locais visitados. "Um bando de turistas esforça-se para pôr de lado as suas vidas ocupadas, mas a falta de tarefas diárias deixa-os bastante desconfortáveis. Só quando aprenderem a se acalmar é que irão perceber o encanto do aqui e agora." Talvez seja uma interessante mensagem para um mundo cada vez mais dependente dos ecrãs e do que o outro possui ou faz.
Carne |
Do Brasil, chega-nos o melhor filme desta sessão, Carne, de Camila Kater. "Cinco mulheres partilham as suas experiências com o seus corpos, desde a infância à velhice", e confirma-se o quão difícil foi e continua a ser ser-se mulher. Os preconceitos da própria família, o modo de conviver com as mudanças do nosso corpo, quer na puberdade como na menopausa, as humilhações e abusos, a sexualidade, a forma de uma sociedade machista olhar para a feminilidade, tudo são temas explorados com a máxima sinceridade, e com as imagens a criar um retrato exemplar. Cada testemunho é acompanhado de um entre-título, qual naco da carne que dá nome à curta-metragem: Crua, Mal Passada, No Ponto, Passada e Bem Passada. Querem mais ironia e revolta?
Steven Subotnick convida-nos a explorar a experimentalidade da sua curta-metragem Limite (Edge). "Uma chamada e uma resposta." Coros entoam cânticos, enquanto formas quadradas e rectangulares dançam no ecrã. E já que se fala em limites, de Taiwan, chega-nos Dentro do Azul (Inside Blue), de Yi-Chien Chen, a pequena história de um obsessivo-compulsivo e a maratona que se torna uma ida à casa-de-banho, sem pisar o risco. "A história descreve um homem que faz questão de andar com um rolo de fita adesiva, para o caso de precisar..." E parece que precisa mesmo, ou tudo se descontrola.
Dentro do Azul (Inside Blue) |
De Portugal, há dois representantes nesta sessão: O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, e Nestor, de João Gonzalez. Podem ler sobre os dois filmes aqui.
À Volta da Escadaria (Around the stairway), de Die Wimmelgruppe, apresenta-nos a uma cidade fantástica, onde "muitas coisas misteriosas acontecem ao mesmo tempo". Através da simulação de um plano sequência, a curta-metragem leva-nos a explorar um mundo de personagens muito estranhas e onde tudo se repete, insistentemente, vezes sem conta.
Roughhouse |
Roughhouse, de Jonathan Hodgson, tem um argumento bem construído e liga-nos com facilidade aos protagonistas. Desperta emoções, ao contar a história de três amigos de infância, que "embarcam numa aventura numa cidade estranha. Quando um novo membro manipulador se junta ao grupo, a confiança entre os amigos é quebrada, o que acaba por ter consequências horríveis". Roughhouse é, essencialmente, um filme sobre amizades profundas e as suas turbulências.
Do Japão, uma curta-metragem que pode ser considerada uma experiência a dobrar, primeiro com símios, agora com humanos. Chama-se A Ascensão do Símio (The Dawn of Ape), realizada por Mirai Mizue, e eis a "primeira animação feita para um público de chimpanzés. Só desta vez, vamos mostrá-la a vocês humanos", convidam-nos. E é, efectivamente, uma interessante experiência. Formas, traços e cores frenéticas agitam-se no ecrã a grande velocidade, acompanhados por uma música pouco sinfónica, a condizer com as imagens. No final, confirmamos o que a sinopse nos conta.
Vida24 (Life24) |
Sem linha narrativa, An Etude, de Sal Cooper, chega-nos da Austrália e apresenta um interessante trabalho visual, aliado a uma banda sonora intensa, que pretende aproximar-nos de uma experiência algo abstracta. Esta "animação desenhada à mão" "ilustra a condição emocional que precede uma crise de dissociação". Da Estónia, Vida24 (Life24), de Kristjan Holm, dá-nos a conhecer "o solteirão Einar Jernskjegg", que "ganha a lotaria". Com uma narrativa circular, a curta-metragem é totalmente inesperada e usa de um humor nonsense que fará dar boas gargalhadas. Imaginação não falta a Kristjan Holm.
Expedição Intermissão (Intermission Expedition), de Wiep Teeuwisse - 5/10
Carne (Flesh), de Camila Kater - 8.5/10
Limite (Edge), de Steven Subotnick - 5/10
Dentro do Azul (Inside Blue), de Yi-Chien Chen - 7/10
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano - 8/10
À Volta da Escadaria (Around the stairway), de Die Wimmelgruppe - 6/10
Roughhouse, de Jonathan Hodgson - 8/10
A Ascensão do Símio (The Dawn of Ape), realizada por Mirai Mizue - 6/10
Nestor, de João Gonzalez - 7/10
An Etude, de Sal Cooper - 5.5/10
Vida24 (Life24), de Kristjan Holm - 7.5/10
Sem comentários:
Enviar um comentário