Oito filmes compõem a quarta sessão da Competição de Curtas da Monstra 2020. Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, é o representante português nesta selecção de curtas-metragens. Escrevemos sobre ele, aqui.
Mãe e Leite (Mother and Milk) |
A abrir, uma comédia de exageros, sobre um tema sério: a maternidade. Mãe e Leite (Mother and Milk), da realizadora finlandesa Ami Lindholm, "descreve as grandes mudanças psicológicas que surgem com a maternidade". Desde as transformações do corpo, passando pelas imposições da sociedade, à adaptação a uma nova realidade, neste filme, tudo se resume ao maior pesadelo desta mãe: "Uma onda de leite materno inunda tudo à sua volta - a sua casa, trabalho, amigos, relações e até uma noite bem dormida. Uma comédia absurda sobre amamentar e a montanha russa emocional por que passa uma nova mãe". Um alerta bem-humorado.
Muedra, de Cesar Díaz Melendez, é um animação, tecnicamente irrepreensível, que nos chega de Espanha. Num mundo em constante transformação, um ser quer conhecer e adaptar-se a todas as formas de vida e à Natureza inesperada do local. Eis "o ciclo da vida visto de uma perspectiva diferente."
Muedra |
Da Coreia do Sul, chega-nos Movimentos (Movements), de Dahee Jeong, uma curta-metragem de animação onde trabalho não faltou. Trata-se de um filme "de 10 minutos, em que o realizador desenhou todos os dias, 2 segundos do filme. Andamos, vemos, trabalhamos, corremos e paramos juntos". Acompanhamos personagens inesperadas que não param, cada uma ao seu ritmo. Um cão, uma mulher, um homem, e duas árvores (de idades diferentes) fazem-nos ver o mundo de diferentes formas.
Dois amigos inesperados mostram-nos como nenhuma amizade é improvável: "O ‘pequeno’ é pequeno e o ‘grande’ é definitivamente muito muito grande. São amigos". Amigos (Friends), de Florian Grolig, é o retrato de uma amizade à prova de tamanhos.
Circuito (Circuit), de Delia Hess, leva-nos a conhecer "os habitantes de um pequeno planeta", que realizam as tarefas diárias "presos num loop interminável. Ignorantes ao facto de que o ecossistema complexo em que vivem requer que todos cumpram os seus deveres". Somos conduzidos pela simetria e rotatividade do quotidiano e pela relação de causalidade necessária entre todos os intervenientes.
As Memórias de Alba (Alba's Memory/Memorie di Alba) |
O documentário biográfico de Maria Steinmetz e Andrea Martignoni, As Memórias de Alba (Alba's Memory/Memorie di Alba), conduz-nos, através da voz da protagonista, pela sua história de amor com Pierino, amigo do seu irmão, no início da década de 1950, em Itália. Uma animação doce e encantadora.
Irreverente, Sh_t Happens, de Michaela Mihalyi e David Štumpf, inspira-se na bíblica arca de Noé, para criar uma história surreal sobre "o desespero colectivo de um zelador exausto com tudo, a sua mulher frustrada e um veado completamente deprimido". Bebedeiras e inundações são uma constante, num local onde só dois dos habitantes são humanos, sendo os outros casais de animais e um veado viúvo. Para rir, sem remorsos.
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa - 9/10
Muedra, de Cesar Díaz Melendez - 6/10
Movimentos (Movements), de Dahee Jeong - 6.5/10
Amigos (Friends), de Florian Grolig - 6/10
Circuito (Circuit), de Delia Hess - 5.5/10
As Memórias de Alba (Alba's Memory/Memorie di Alba), de Maria Steinmetz e Andrea Martignoni - 8/10
Sh_t Happens, de Michaela Mihalyi e David Štumpf - 8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário