A Quarentena Cinéfila da Medeia Filmes já tem programa fechado até dia 26 de Maio. Como de costume, todas as semanas serão disponibilizados três filmes, dentro de determinada temática, que podem ser vistos durante as datas anunciadas, no site www.medeiafilmes.com.
A partir de 5 de Maio, podemos assistir a filmes de "mais três grandes mestres": Ingmar Bergman, Kenji Mizoguchi e Jacques Tati. Na semana seguinte, será a vez de "três grandes realizadores do cinema europeu contemporâneo": Lars Von Trier, Mike Leigh e Nanni Moretti. De 19 a 26 de Maio, o realizador em foco será Yasujiro Ozu.
Entre as 12h00 de 5 de Maio e as 12h00 de 7 de Maio, estará disponível O Sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman.
Sinopse:
De volta das Cruzadas, um cavaleiro vê o seu país espiritual e fisicamente devastado. Com a fé abalada e o sentido da vida a tomar de assalto o seu pensamento, este é abordado por uma estranha e enigmática personagem: a Morte. Pronta para levar o homem consigo, a Morte é desafiada para um jogo de xadrez, cujo resultado ditará o destino do cavaleiro.
Rua da Vergonha (1956), de Kenji Mizoguchi, pode ser visto a partir das 12h00 de dia 7, às 12h00 de 9 de Maio.
Sinopse:
A vida de cinco prostitutas que trabalham num bordel na famosa e histórica zona de prostituição de Tóquio, Yoshiwara, e a forma como os seus sonhos e ambições são constantemente destruídos pela realidade social e económica que as rodeia.
Das 12h00 de dia 9, às 12h00 de dia 12 de Maio, é a vez de Há Festa na Aldeia (1949), de Jacques Tati, ficar disponível para visualização.
Sinopse:
Numa pequena aldeia do centro de França é dia de festa: os feirantes chegam à praça com as suas rulotes, carroças, carros, cestas, carrosséis, lotarias, fanfarras. Instala-se um cinema ambulante. É ocasião para os aldeões descobrirem um documentário sobre as proezas dos correios na América. Ridicularizado por toda a aldeia, François, o carteiro, decide aprender a executar o seu trabalho “à americana”.
Segue-se Melancolia (2012), de Lars Von Trier, que pode ser visto entre as 12h00 de 12 de Maio, às 12h00, de 14 de Maio.
Sinopse:
A (difícil) relação entre duas irmãs é posta à prova ao mesmo tempo que um misterioso novo planeta ameaça colidir contra a Terra.
Das 12h00 de dia 14, às 12h00 de 16 de Maio, é o filme de Mike Leigh, Segredos e Mentiras (1949), que fica disponível.
Sinopse:
Após a morte da mãe adoptiva, Hortense, uma jovem negra de 27 anos, decide encontrar a sua mãe biológica. Quando finalmente se encontram, Hortense fica espantada ao descobrir que a mãe, Cynthia, é branca e tem uma filha de 20 anos. No início, Cynthia fica perturbada ao ver a filha que havia esquecido há muito tempo. Contudo, mais tarde, decide desenvolver um relacionamento profundo. Cynthia depara-se então com a tarefa de fazer a sua família aceitar o facto de ter uma filha negra...
Minha Mãe (2015), de Nanni Moretti, pode ser visto entre as 12h00 de 16 de Maio às 12h00 de 19 de Maio.
Sinopse:
Margherita é uma realizadora em plena rodagem de um filme cujo protagonista é um famoso actor americano. Às questões artísticas que enfrenta, juntam-se angústias de ordem pessoal: a sua mãe encontra-se no hospital e a sua filha em plena crise adolescente. O seu irmão, por sua vez mantém-se como uma constante na sua vida. Conseguirá Margherita estar à altura de todos os problemas familiares e artísticos que enfrenta?
Seguem-se três filmes de Yasujiro Ozu. A partir das 12h00 de 19 de Maio, às 12h00 de 21 de Maio, estará disponível A Flor do Equinócio (1958).
Sinopse:
Na recepção do casamento da filha de um velho amigo seu, Hirayama questiona-se porque razão Mikami, outro velho amigo, não compareceu. Na verdade, Mikami estava preocupado com a filha Fumiko, que fugiu de casa com o namorado, e não quis ir à cerimónia. Mikami pede para Hirayama ir ver como Fumiko está. Este visita então o bar onde ela trabalha como empregada. Ao mesmo tempo que Hirayama se mostra compreensivo com Fumiko, fica furioso quando Taniguchi, o namorado de sua própria filha, faz uma surpresa e pede permissão para se casar com ela.
O Fim do Outono (1960) pode ser visto entre as 12h00 de dia 21, até às 12h00 de 23 de Maio.
Sinopse:
Após o falecimento de Miwa, os seus melhores amigos decidem preocupar-se com o futuro da sua viúva, Akiko, e da sua filha, Ayako. Todos acreditam que a melhor solução é casar a jovem, mas esta rejeita um após o outro, todos os candidatos que lhe são oferecidos. Assim decidem casar primeiro Akiko.
Para finalizar, Bom Dia (1959) será disponibilizado para visualização âs 12h00 de 23 de Maio, até às 12h00 de 26 de Maio.
Sinopse:
Bom dia retoma um antigo filme do próprio Ozu (Nasci, mas…), modificando a história para fazer sentido no período em que foi rodado: neste filme dois rapazes juram não voltar a dizer qualquer palavra até que os pais comprem um aparelho de televisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário