quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Crítica: Os Conselhos da Noite (2019)

"Vou para Braga. Vou para casa."
Roberto


*5.5/10*

Em Os Conselhos da Noite, o realizador José Oliveira leva-nos numa viagem introspectiva pela cidade de Braga, num postal turístico ligeiramente sombrio, com a noite como melhor companheira.

Roberto (Tiago Aldeia), jornalista retirado e desiludido com o seu passado, acaba de largar o trabalho no campo numa quinta alentejana, onde se recolheu nos últimos anos, longe dos grandes centros urbanos com que sonhou na juventude. Braga, a sua cidade natal e onde não vai há mais de uma década, vai servir de esconderijo que ele pensa derradeiro, também devido à sua convulsa saúde. Mas, repentinamente, uma potente energia vai rasgar essa terra que julgava parada no tempo.

Apesar do desânimo ser quase uma constante, há momentos espirituosos, sejam eles proporcionados pelas conversas entre Roberto e Vicente, a personagem de Adolfo Luxúria Canibal, - que são, sem dúvida, os melhores momentos da longa-metragem, cativando a atenção da plateia - ou pela música do dono do café que se torna amigo do protagonista. Os sotaques carregados, tão castiços e pouco comuns no cinema português, são mais um ponto que distingue Os Conselhos da Noite dos seus pares.


Tiago Aldeia encarna um protagonista tomado pela depressão e pela desilusão, que procura, constantemente, um novo rumo e pensa encontrá-lo na sua cidade natal, Braga. O jornalista desencantado, que receia as palavras que agora lhe saem da caneta, redescobre os recantos da sua terra, na procura incessante pelo futuro ou pela esperança, e no medo da doença de que padece - que nos é sugerida no início da longa-metragem. As recordações, os reencontros e as redescobertas parecem transformá-lo, aos poucos. Aldeia tem aqui um papel desafiante, que encarna com entrega e maturidade.

Os Conselhos da Noite não é memorável, mas apresenta-nos Braga e os seus encantos, a ilustrar o desencanto da vida de Roberto. José Oliveira faz um elogio à cidade, que convida a descobrir.

Sem comentários: