oportunidades-billboard

sábado, 19 de setembro de 2020

Filmin Portugal: Sugestões para ver em Setembro

Setembro já vai longo, mas nunca é tarde para sugestões de cinema em casa. Destacamos alguns novos títulos do catálogo da Filmin - plataforma VoD portuguesa de cinema independente -, que farão as delícias dos cinéfilos e não só.

Para que nunca te falte cinema em casa, eis algumas sugestões:

A Irmã Mais Nova (Min lilla syster), de Sanna Lenken
"Premiado em Berlim com o Urso de Cristal e uma Menção Honrosa do Júri – Secção Generation Kplus – um drama familiar que marca a estreia na longa-metragem de Sanna Lenken. A difícil história entre duas irmãs, um delicado e sombrio coming of age no feminino."

A Violação de Recy Taylor (The Rape of Recy Taylor), de Nancy Buirski
"Cidade de Abbeville, Alabama. A 3 de Setembro de 1944, a jovem afro-americana Recy Taylor é raptada e violada por seis homens brancos. Em busca de justiça, faz algo incomum naquela época: apresenta uma queixa à polícia e identifica cada um dos seus agressores."

Cai na Real, Corgi (The Queen's Corgi), de Vincent Kesteloot e Ben Stassen
"Esta é a história de Rex, o cachorrinho mais mimado pela Rainha de Inglaterra. Um dia, Rex foge do palácio e tropeça num gangue canino, que se enfrenta e luta entre si. Durante a sua jornada de volta ao palácio, Rex apaixona-se e descobre seu verdadeiro eu."

Comportem-se Como Adultos (Adults in the Room), de Costa-Gavras 
"Grécia, 2015: a economia está de rastos e o país à beira da bancarrota. Um novo governo insurge-se contra as regras impostas pela UE e inspira milhões de europeus. Baseado nas memórias políticas de Yanis Varoufakis."

Em Chamas (Burning), de Lee Chang-Dong
"Jong-soo reencontra casualmente Hae-mi, uma amiga de infância que, prestes a fazer uma viagem a África, lhe pede para cuidar do gato durante a sua ausência. Ao regressar, já no aeroporto, ela apresenta-lhe Ben, com quem se envolveu romanticamente durante a viagem e que decidiu segui-la. Entre os dois homens surge uma relação ambígua, com tanto de fascínio como de rivalidade, que assume novas proporções quando o forasteiro confessa o seu estranho prazer."

Escola de Carteiros (L’école des Facteurs), de Jacques Tati 
"Em 1943, Jacques Tati refugia-se numa aldeia no centro da França. Tendo-se tornado próximo desta extraordinária comunidade, foi nessa localização que decidiu filmar os seus primeiros filmes, Escola de Carteiros e depois Há Festa na Aldeia, com a mesma personagem do carteiro acrobático que sonha fazer a sua distribuição, mais rápida do que os carteiros americanos."

Extremamente Perverso, Escandalosamente Cruel e Vil (Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile), de Joe Berlinger 
"Esta é a histórica verídica de Ted Bundy, o serial-killer mais famoso da América. Bonito, inteligente e carismático, Ted partilha a vida com Liz, uma mãe solteira que, aquando da acusação deste, reflete sobre se conhece verdadeiramente o homem que ama."

Experimenter: Stanley Milgram, o Psicólogo que Abalou a América (Experimenter), de Michael Almereyda
"Em 1961, o psicólogo Stanley Milgram realizou uma série de experiências sobre a obediência, na Universidade de Yale. A investigação, que decorreu ao mesmo tempo que o julgamento de Adolf Eichmann (o criminoso de guerra nazi que alegou obediência como defesa durante o seu julgamento em Israel), pretendia explicar a relação das pessoas com a autoridade. A violência da experiência, que permanece relevante até hoje, agitou a cultura popular e a comunidade científica e gerou admiração por Milgram, mas também acusações de sadismo e manipulação."

O Terramoto (Skjelvet), de John Andreas Andersen 
"Em 2015, o filme-desastre norueguês Bølgen: Alerta Tsunami mostrou um tsunami a ameaçar Møre og Romsdal. O Terramoto passa-se três anos após esse evento, com o geólogo Kristian Eikjord (Kristoffer Joner) e a família agora a verem-se a braços com uma nova ameaça: um terramoto que está prestes a causar destruição em Oslo."

Pavarotti, de Ron Howard
"O Campeonato do Mundo de Futebol de 1990 em Itália foi o momento em que a ópera deixou de ser exclusiva das elites e atingiu as massas. A estrela da ópera Pavarotti juntou-se aos colegas tenores Plácido Domingo e José Carreras no palco em Roma, numa transmissão vista por 1.4 biliões de pessoas no mundo inteiro. A poderosa interpretação de Nessun Dorma permanece uma das mais populares e famosas performances que o mundo alguma vez ouviu."

Santiago, Itália (Santiago, Italia), de Nanni Moretti 
"Depois do golpe de Estado de Pinochet em Setembro de 1973, a embaixada de Itália em Santiago, no Chile, acolhe centenas de refugiados. Através de vários testemunhos, o documentário de Nanni Moretti retrata este período em que tantas vidas foram salvas graças a alguns diplomatas italianos."

Sinónimos (Synonyms), de Nadav Lapid
"Yoav não é francês mas quer sê-lo: chegado de Israel para fugir a um país que diz 'estar condenado', procura reinventar-se. Com um ligeiro sotaque, uma gramática arcaica e um dicionário no bolso, vai percorrendo as ruas de Paris entoando palavras francesas. Um puzzle trágico-cómico que esconde de forma astuta os seus segredos. Vencedor do Urso de Ouro da 69.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, um drama autobiográfico."

Sem comentários: