25-abril-billboard

domingo, 20 de setembro de 2020

Curtas Vila do Conde'20: Programa fechado

O 28.º Curtas Vila do Conde já tem programa completo e leva a Competição Nacional a Vila do Conde, Lisboa, Porto e Faro.

Um Fio de Baba Escarlate, Carlos Conceição
No total, serão 261 os filmes que marcarão as várias secções do festival. Na Competição Nacional, há uma selecção de 17 títulos de animação, ficção e documentário dos realizadores: Sandro Aguilar, Cláudia Varejão, Carlos Conceição, Pedro Peralta, Patrick Mendes, João Rosas, Filipa César, Alexandra Ramires, Natália Azevedo Andrade, Denise Fernandes, Diogo Salgado, Luís Costa, Igor Dimitri, Nuno Baltazar, Catarina Romano, Inês Nunes e Eduardo Brito. As sessões da Competição Nacional terão lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Cinema Ideal (Lisboa, 7 a 11 de Outubro), no Cinema Trindade (Porto, 5 a 9 de Outubro) e Auditório do Instituto Português dos Desporto e Juventude de Faro (6 a 10 de Outubro). 

No ano em que se assinalam os 20 anos da Agência da Curta Metragem, o Curtas integrará ainda o lançamento de um livro que traça um olhar pelas últimas duas décadas de cinema português: Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century conta com os contributos de uma dezena programadores e críticos de cinema.

A secção Stereo levará a palco o mais recente projecto de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Pedro Maia. Guanche foi rodado entre as montanhas da ilha da Madeira e o Oceano Atlântico e propõe um trabalho em torno do homem, do desenvolvimento e da sua relação com a natureza. Em Vila do Conde, o músico e o realizador apresentam uma primeira abordagem artística à longa-metragem no formato cine-concerto composto por partes da montagem do filme, aqui processadas ao vivo, com acompanhamento musical original e narração, ao vivo, de Íris Cayatte. Esta secção dedicada aos cruzamentos entre a música e o cinema, incluirá ainda os filmes Antena3 Docs Apresenta Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop, o mocumentário Ricardo sobre uma misteriosa personagem que invadiu o palco do concerto dos Sensible Soccers e A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal, para além da habitual competição de videoclipes. 

O Sentido da Vida, o novo trabalho de Miguel Gonçalves Mendes, será apresentado, numa primeira versão na secção Da Curta à Longa. O filme conta com  participações de Marina Silva, Dilma Roussef, Valter Hugo Mãe, Julian Assange, entre outros. Em destaque nesta secção, está a estreia nacional de Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda, seleccionado para a competição de Cannes 2020, que toca temas relacionados com a exclusão racial no sul do Brasil. Do autor, o festival passará ainda: Command Action (2015), A Moça que Dançou com o Diabo (2016) e Meninas Formicida (2017). First Cow, de Kelly Reichardt, terá estreia nacional no festival, e ainda haverá espaço para as antestreias de Os Herdeiros de Saramago: ep. Valter Hugo Mãe e Vencidos da Vida, de Rodrigo Areias

First Cow, Kelly Reichardt
Na secção Panorama, o Curtas destaca a produção recente da Roménia e Polónia, assim algumas das obras portuguesas que marcaram os últimos doze meses: A Dança do Cipreste, de Mariana Caló e Francisco Queimadela; Meine Liebe, de Clara Jost; Mesa, de João Fazenda; e O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente.

Pela primeira vez, o Curtas apresenta grande parte da programação também online, através do formato VoD (Video on Demand), permitindo o encontro entre o público e os cineastas e o acesso a uma audiência mais alargada. Previstas estão a calendarização de sessões de filmes, numa parceria com a Shift72, assim como a realização de debates, entrevistas e masterclasses.

Há ainda a programação especial dedicada aos mais novos: o Curtinhas organizará sessões que percorrem os universos e interesses de diferentes idades. No Teatro Municipal de Vila do Conde, haverá sessões para Maiores de 3, Maiores de 6 e Maiores de 10. 

A 28.ª edição do Curtas de Vila do Conde realiza-se entre 3 e 11 de Outubro. A programação completa poderá ser consultada no site https://festival.curtas.pt/.

Sem comentários: