domingo, 13 de setembro de 2020

Monstra 2020: 20.º aniversário comemora-se em sala

O Monstra - Festival de Animação de Lisboa regressa às salas de cinema para celebrar os seus 20 anos e apresentar a competição de longas-metragens, de 29 de Setembro a 10 de Outubro.

The Monkey, Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata
Depois do adiamento do evento e de uma edição online em Maio deste ano, onde foram exibidas as curtas-metragens em competição, eis que chega o momento da reposição de uma parte significativa do programa inicial em sala, em cumprimento com todas as regras de segurança da DGS.

A Sessão de Abertura do Monstra 2020 acontece a 29 de Setembro às 21h30, na Sala Manoel Oliveira do Cinema São Jorge, com quatro estreias mundiais: The Monkey, a nova curta-metragem da produtora portuguesa Sardinha em Lata, realizada por Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata; Setembro, de Ricardo Mata, sobre a cidade de Lisboa; Katalog of Flaws, filme canadiano de Marv Newland, com banda sonora dos Dead Combo; e The One-Minute Memoir, da norte-americana Joan Gratz ( vencedora de um Oscar em 1992 com Mona Lisa Descending a Staircase). Terá ainda lugar nesta sessão a entrega do prémio SPA/Vasco Granja aos realizadores Regina Pessoa e Alexandre Siqueira, vencedores da competição na edição Monstra em Casa com os filmes Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias e Purpleboy, respectivamente.

A Competição de Longas-metragens é composta por sete filmes internacionais será exibida de 1 a 7 de Outubro, no Cinema City Alvalade. The Swallows of Kabul, das francesas Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, relata duas histórias de amor num Afeganistão sob o controlo talibã; Viagem do Príncipe, de Jean-François Laguionie e Xavier Picard, conta a história de amizade entre um velho macaco e uma criança de 12 anos; Surfa a tua Onda, do japonês Masaaki Yuasa, apresenta-nos Hinako, uma rapariga que adora surf e que se muda para uma cidade à beira-mar; Buñuel no Labirinto das Tartarugas, de Salvador Simó, conta a história verídica da forma como o realizador surrealista Luis Buñuel fez o seu segundo filme; A Fantástica Viagem de Marona, de Anca Damian, acompanha uma pequena cadela, que relembra todos os seus donos que amou incondicionalmente; A Famosa Invasão da Sícilia pelos Ursos, de Lorenzo Mattotti, adapta o livro homónimo, de 1945, do escritor e ilustrador italiano Dino Buzzati; e Louis and Luca - Mission to the Moon, é parte de uma trilogia do realizador norueguês Rasmus Sivertsen.

A retrospectiva comemorativa dos 20 anos de Monstra exibe alguns dos melhores filmes que passaram pelo festival. Este ano, o público poderá rever A Canção do Mar, de Tomm Moore; April e o Mundo Extraordinário, de Christian Desmares e Franck Ekinci; Tia Hilda, de Jacques-Remy Girerd e Benôit Chieux; O Rapaz Fantasma, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli; A Ganha-Pão, de Nora Twomey; e Uma Noite numa Cidade, de Jan Balej.

Na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, serão apresentadas algumas obras que marcaram a História do cinema de animação mundial, como O Rei e o Pássaro, de Paul Grimault, As Aventuras Secretas de Tom Thumb, de Dave Borthwick, Krysar - O Flautista de Hamelin, de Jiri Barta, O Bom Soldado Schweik, de Jirí Trnka, ou O Romance da Raposa, de Ladislas Starevich e Irene Starevich.

A Minha Vida de Courgette, Claude Barras
Mais direccionadas às famílias, a Monstra apresentará duas sessões de curtas-metragens, no Cinema City Alvalade, nos dias 3 e 4 de Outubro, e a Cinemateca Júnior vai exibir os filmes Fantasia, a 3 de Outubro, e A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras, a 10 de Outubro.

O programa Monstra e o Mundo será apresentado nos auditórios do Liceu Camões e da Universidade Lusófona, e vai exibir curtas-metragens de 12 países convidados da Monstra, como França, República Checa, Finlândia, Estónia, Hungria, Itália, Reino Unido ou Alemanha.

O Festival Monstra 2020 realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, Auditório da Universidade Lusófona e Auditório Camões do Liceu Camões. Mais informações em https://monstrafestival.com/pt/film-festival/.

Sem comentários: