quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Estreias da Semana #437

Esta Quinta-feira chegam aos cinemas portugueses sete novos filmes. Antebellum: A EscolhidaO Ano da Morte de Ricardo Reis são dois dos destaques da semana. A Netflix Portugal conta com duas novas longas-metragens estreadas no 30 de Setembro.

Antebellum: A Escolhida (2020)
Antebellum
Antebellum centra-se em Veronica (Janelle Monáe), doutorada em sociologia e autora de livros de sucesso sobre o tema da privação de direitos dos negros nos EUA, há muito inscrita de forma profunda no país. Veronica deixa o marido, Nick, e a filha, Kennedi, para viajar até Nova Orleães, onde fará uma palestra. Na cidade do sul, as suas palavras recordam ao público que chegou a hora de os afroamericanos se fazerem ouvir. No entanto, Veronica ainda não percebeu que o mesmo destino que a escolheu para nos salvar do passado também a ligou a uma mulher escravizada dos tempos da Guerra Civil, Eden (também interpretada por Monáe), que trabalha num campo de algodão, enquanto o fantasma do conflito cresce ao redor dela e de outros que também sobrevivem em circunstâncias desumanas. Através do tempo e de diferentes mundos e eras, Eden e Veronica encontram-se em circunstâncias que alteram para sempre as suas vidas.

Fantasmas de Guerra (2020)
Ghosts of War
Com a Segunda Guerra Mundial perto do fim, cinco soldados americanos são destacados para defender uma mansão francesa, anteriormente ocupada por um alto comando nazi. O que de início parecia ser uma missão simples, transforma-se numa aterradora experiência quando encontram um inimigo sobrenatural...

Farming (2019)
Enitan, um jovem nigeriano, é enviado pelos seus pais para uma família britânica na esperança de que estes lhe consigam proporcionar um futuro mais promissor. Mas Enitan acaba por tornar-se no temido líder de um grupo de skinheads brancos na Inglaterra dos anos 80.

Liga dos Animais Fantásticos (2019)
Pets United
Roger (voz de José Mata) é o Robin dos Bosques da ultra moderna Robôtrópolis. O último cão vadio da cidade rouba comida aos ricos e distribui o saque pelos animais menos privilegiados. Há duas coisas na vida que Roger dispensa: animais domésticos e gatos. Um dia, ao chegar à zona degradada da cidade onde vive, depara-se com bulldozers prontos para destruir a sua casa. O Presidente Frank Stone parece ter enlouquecido e está prestes a expulsar todos os seres vivos de Robôtrópolis. Enquanto isso, um grupo de animais de estimação mimados, liderado pela gata siamesa Belle (voz de Sara Prata), pela porquinha Sophie e por Ronaldo, um poodle vaidoso, ficam isolados no seu clube de luxo, depois de todos os humanos terem fugido da cidade para se salvarem. Abandonados pelos donos, estão agora na mira dos robôs e terão de unir forças com o seu pior pesadelo, o vadio Roger, e o seu novo amigo Bob, um robô com emoções, desgastado e rejeitado, para impedir o maléfico Frank Stone de concretizar o seu plano.

Mãe Só Há Uma (2016)
Pierre, um adolescente de 17 anos, descobre, após uma denúncia anónima, que a mulher que o criou não é a sua mãe biológica, e que foi roubado da maternidade. Após a revelação, a sua vida muda de rumo, sendo obrigado a trocar de família, de nome, de casa, tudo isso no meio das descobertas da juventude.

O Ano da Morte de Ricardo Reis (2020)
Fernando Pessoa estabeleceu um universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio. José Saramago, Prémio Nobel da literatura em 1998, fez regressar o heterónimo Ricardo Reis a Portugal, ao fim de 16 anos de exílio no Brasil. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível guerra civil espanhola e do Estado Novo de Salazar, em Portugal. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura. Duas mulheres, Lídia e Marcenda, são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis.

Uma Sereia em Paris (2020)
Une sirène à Paris
O cantor Gaspard prometeu nunca mais se apaixonar. Quanto a Lula, uma linda sereia, só tem a música para se defender dos homens, acelerando os seus corações até explodirem. Quando uma enchente no Sena deposita Lula aos pés do Flowerburger, o bar-cabaré onde Gaspard canta, dá-se um pequeno tsunami na vida de ambos. Ele, o homem que sofreu por ter amado demais, e ela, a criatura que nunca soube o que era o amor, conhecem-se...

Netflix Portugal
Estreou a 30 de Setembro:

The Boys in the Band (2020)
Baseado na peça de teatro homónima, The Boys in the Band segue um grupo de nove homens gays que se reúnem para uma festa de aniversário na cidade de Nova Iorque, em 1968. Os copos e o riso são interrompidos por um visitante pertencente ao passado do anfitrião que transforma completamente a noite.

The Glorias (2020)
Jornalista e feminista, Gloria Steinem (Julianne Moore) tornou-se uma das maiores influências no movimento revolucionário dos direitos das mulheres, com uma escrita que impactou gerações. O filme traça a viagem de Steinem até à ribalta - da juventude na Índia, à fundação da revista Ms. em Nova Iorque, ao seu papel na ascensão do movimento pelos direitos das mulheres na década de 1960, até a histórica Conferência Nacional das Mulheres de 1977 e mais além.

Sem comentários: