oportunidades-billboard

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Porto/Post/Doc 2020: Spike Lee, Sam Pollard e muita música

O Porto/Post/Doc 2020 terá Spike Lee a abrir, Sam Pollard a fechar, e anunciou a programação do Transmission.

David Byrne's American Utopia, de Spike Lee

A Sessão de Abertura do festival contará com a estreia nacional de David Byrne's American Utopia, de Spike Lee, baseado no disco e concerto de David Byrne. A marcar o encerramento do Porto/Post/Doc 2020, estará a estreia de MLK/FBI, de Sam Pollard, que segue Martin Luther King Jr. enquanto este é alvo de uma investigação com laivos de perseguição pela instituição policial americana. 

Como fundador dos Talking Heads, a solo ou nas colaborações com que reinventa aquilo que faz, David Byrne cruza gerações, formatos e áreas artísticas. O filme de Spike Lee acompanha o espectáculo de apresentação do disco American Utopia na Broadway. Já MLK/FBI é um documentário que tenta abrir novas luzes sobre a forma como o FBI serviu de ferramenta para uma campanha do poder estabelecido contra as ideias e acções de Martin Luther King, enfraquecendo-o enquanto líder ao retratá-lo como adultero.

O programa Transmission será composto por "cinco filmes sobre a música e o seu impacto no mundo em redor": a crónica sobre os movimentos do Soundcloud Rap, em American Rapstar, de Justin Staple; o ritmo que marca as ruas de Baltimore, em Dark City: Beneath the Beat, de TT The Artist; os processos criativos dos referenciais KLF, em Welcome To The Dark Ages, de Paul Duanne; a ignição social e política levantada pelo movimento Rock Against Racism, em White Riot, de Rubika Shah; e a vida e obra de José Pinhal, em A Vida Dura Muito Pouco - Celebrando Obra de José Pinhal, de Dinis Leal Machado.

O Porto/Post/Doc regressa de 20 a 29 de Novembro. Mais informações podem ser consultadas em https://www.portopostdoc.com

PROGRAMA TRANSMISSION 

Competição

American Rapstar, Justin Staple, EUA, 2020, DOC, 79' (Estreia Nacional)

Dark City: Beneath the Beat, TT The Artist, EUA, 2019, DOC, 65' (Estreia Nacional)

Welcome To The Dark Ages, Paul Duanne, Irlanda, 2019, DOC, 83' (Estreia Nacional)

White Riot, Rubika Shah, Reino Unido, 2019, DOC, 80'

Extra-Competição

A Vida Dura Muito Pouco - Celebrando Obra de José Pinhal, Dinis Leal Machado, Portugal, 2020 , DOC, 23'


PROGRAMA HIGHLIGHTS

David Byrne's American Utopia, Spike Lee, EUA, 2020, DOC, 105' (Estreia Nacional)

MLK/FBI, Sam Pollard, EUA, 2020, DOC, 104' (Estreia Nacional)

Sem comentários: