A 18.ª KINO 2021 - Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa de 21 a 27 de Janeiro de 2021.
O evento, que apresenta anualmente produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, vai apresentar-se em formato híbrido, com parte da programação a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, e outra parte disponível em streaming, em parceria com a plataforma Filmin.
A KINO trará 18 filmes, apostando nas longas-metragens que se destacaram nos festivais internacionais. Na secção Perspetivas serão exibidas primeiras obras de realizadoras e realizadores de expressão alemã e na secção Visões serão destacadas obras de realizadoras, realizadores e elencos já consagrados. Nesta edição, serão apresentados também quatro documentários premiados.
Os filmes selecionados partilham uma forte componente política e social, bem como um foco temático em torno do conceito de pertença (em alemão, Heimat ou Zugehörigkeit), "mostrando novas perspetivas sobre a construção de identidade, tanto do ponto de vista individual como regional ou até nacional, passando pelo ponto de vista do migrante ou por aspetos linguísticos, culturais ou sexuais. Através de narrativas vibrantes e originais, os filmes apresentados vão para além dos estereótipos e conseguem desconstruir lugares-comuns", explica a organização.
A programação é assegurada pela actual programadora cultural de cinema do Goethe-Institut Portugal, Teresa Althen, e por Susana Santos Rodrigues, que colabora na programação dos festivais de cinema de Roterdão e Bildrausch, fez parte do comité de selecção do Festival do Rio de Janeiro e foi delegada de programação latino-americana no Festival de Karlovy Vary e no Festival Cinéma du Réel.
A programação completa da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã será anunciada em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário