terça-feira, 26 de janeiro de 2021

KINO 2021: Becoming Black (2019)

*7/10*

Em Becoming Black, de Ines Johnson-Spain, acompanhamos a realizadora na sua autodescoberta, enquanto traçamos também um olhar sobre como era ser-se negro na República Democrática Alemã.

"A história de uma mulher que tem a oportunidade de descobrir as suas origens depois de vários anos de dúvidas. Com um tom de pele mais escuro que o de qualquer outra pessoa na RDA, jamais conseguira compreender por que razão era assim. Uma busca intensa pela própria identidade."

A vida de Ines Johnson-Spain cruza-se com a História da RDA. Ambas são-nos contadas por familiares e amigos da família da realizadora, mas também por imagens de arquivo da infância e juventude de Ines e dos pais. Becoming Black leva-nos da Alemanha ao Togo, por culturas distintas, onde as relações calorosas do país africano contrastam com a frieza e rigor das relações pouco expansivas da Alemanha Oriental, e que tanto surpreenderam a realizadora. 

Conversa-se sobre o passado colonial que continuava na génese dos alemães antes de Ines nascer e durante o seu crescimento, fala-se do racismo, da discriminação, das perguntas difíceis que lhe faziam por causa da cor da sua pele. As explicações que não chegaram a tempo da parte dos pais alemães, as descobertas com o irmão mais velho, tudo isto é analisado com abertura e sinceridade. As conversas que Ines tem com o pai adoptivo são reflexo claro dos sentimentos que os invadiram ao longo dos anos e dos quais nunca falaram. 

Becoming Black é o registo de um processo de construção de identidade, entre a descoberta das verdadeiras raízes africanas e a reconciliação com os segredos da família alemã.

Sem comentários: