quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

KINO 2021: Pode Ficar Para Amanhã / Jetzt oder morgen (2020)

*8/10*

Pode Ficar Para Amanhã (Jetzt oder morgen) é um retrato íntimo de uma família passiva e desencantada, na Áustria. A realizadora Lisa Weber acompanhou-a de perto ao longo de três anos, com uma proximidade quase fraternal.

"Uma família em Viena vive num prédio social e tem o subsídio de desemprego como único sustento. Um ciclo vicioso de falta de perspetivas e de inactividade. Jogos de computador, televisão, cigarros, candidaturas que jamais são enviadas: tudo o que acontece quando aparentemente nada acontece."

Lisa Weber aventurou-se corajosamente numa jornada de tédio e desesperança, de sestas sem fim, olhos colados a ecrãs, uma rotina pouco entusiasmante, que, no entanto, tanto nos conta. Há uma desmotivação crónica, sem ambições ou objectivos, sem vontade de mudar ou espírito crítico - ainda assim, o irmão Gerhard é quem mostra algum interesse pela actualidade política e social.

A monotonia é combatida por jogos de computador, conversas de circunstância, mas principalmente pela alegria do pequeno Daniel, com quatro anos no início do documentário, irrequieto como manda a primeira infância, sempre bem disposto e com uma relação muito especial com a mãe, Claudia, que engravidou dele aos 15 anos. E é no rosto da jovem que se espelham os sentimentos mais fortes, entre desilusão e lágrimas, pensamentos mudos sob um olhar vazio e triste.

A câmara de Lisa Weber tenta perscrutar o que vai na cabeça de Claudia e, aos poucos, conseguimos perceber que há um estado solitário e depressivo a surgir, ao mesmo tempo que a vontade de mudar não existe - a inacção é total. O que virá a seguir não sabemos, mas percebemos, com o passar do tempo, que também Daniel revela desconcentração e alguma atracção pelos ecrãs, numa repetição dos gestos dos adultos.

As dificuldades financeiras vão surgindo e a segurança social austríaca continuará a ser a tábua de salvação desta família, enquanto perspectivas e motivação não baterem à porta. Resta-lhes o sorriso do pequeno Daniel.

Sem comentários: