25-abril-billboard

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Doclisboa'21: The Exit of the Trains / Ieşirea trenurilor din gară (2020), de Radu Jude e Adrian Cioflâncă

*8/10*

No Doclisboa 2021, The Exit of the Trains (Ieşirea trenurilor din gară), de Radu Jude e Adrian Cioflâncă, são quase três horas que espelham a crueldade de que o ser humano é capaz. Um marco de História, um documentário brutal sobre o papel da Roménia no Holocausto. Um alerta fortíssimo para que nada se volte a repetir.

Já em I Do Not Care If We Go Down in History as Barbarians, de 2018, Radu Jude tinha abordado as atrocidades que marcam o passado recente romeno. Desta vez, o resultado é muito mais impactante, recorrendo aos arquivos, entre imagens e a leitura de testemunhos reais.

"Um ensaio totalmente constituído por fotografias de arquivo e documentos do primeiro grande massacre de judeus na Roménia: na cidade de Iași, a 29 de Junho de 1941, foram mortos mais de 10 000 – primeiro, à bala; depois, por asfixia em comboios de mercadorias. Na primeira parte do filme, fotografias das pessoas que acabaram por ser mortas pelo exército romeno e por civis são acompanhadas por vozes que recitam os documentos relacionados com o destino do massacre. A segunda parte é uma montagem das restantes fotografias do massacre em si (tiradas na sua maioria por soldados alemães que estavam na cidade)."

O poder da memória que as imagens guardam tem em si um impacto surpreendente. The Exit of the Trains comove e revolta, pela violência que descreve e ilustra. Não há palavras que descrevam a dimensão do documentário, bem como do massacre levado a cabo em 1941. 

Através de um exaustivo trabalho de pesquisa, Radu Jude e Adrian Cioflâncă criam o filme que todos deviam ver - sejam romenos ou não -, num confronto grotesco com um Passado que tantos fazem por esquecer. Urge lembrar e denunciar os horrores, honrar as vitimas e lutar para que nunca volte a acontecer.

Sem comentários: