terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Doclisboa'21: Radio Silence / Silence radio (2019), de Juliana Fanjul

*7/10*

Radio Silence, de Juliana Fanjul, traz-nos um relato da luta pela liberdade de imprensa no México e a jornada de coragem de uma das maiores jornalistas do país. O documentário faz parte do programa Ficaram Tantas Histórias Por Contar do Doclisboa 2021.

"México, Março de 2015. Carmen Aristegui, jornalista incorruptível, é despedida da estação de rádio onde trabalha há anos. Mas Carmen prossegue com a sua batalha: consciencializar e lutar contra a desinformação. O filme conta a história dessa missão difícil e perigosa, mas essencial para a saúde da democracia. Uma história em que a resistência se torna numa forma de sobrevivência."

Do despedimento da rádio pública ao desenvolvimento do novo projecto online, onde Carmen quis continuar a investigar e a expor a corrupção na política mexicana, a realizadora Juliana Fanjul acompanhou a jornalista durante quatro anos. Testemunhou e experienciou, na primeira pessoa, o clima de terror e perseguição que os jornalistas e quem os acompanha vivem diariamente no México. Registou as batalhas de Carmen e dos seus colegas; a comoção de assistir às notícias do assassinato de um colega, sem saber se tal algum dia calhará a outro jornalista; mas filmou também a esperança optimista deste grupo, que não desiste, e a admiração total de quem acompanha o seu trabalho.

Juliana Fanjul deixou-se contagiar pela coragem de Carmen Aristegui Radio Silence é mais uma voz contra a censura, contra os desaparecimentos e mortes no México. É uma denúncia ao mundo que clama por Verdade e Justiça.

Sem comentários: