oportunidades-billboard

segunda-feira, 29 de março de 2021

Crítica: A Sabedoria do Polvo / My Octopus Teacher (2020)

"What she taught me was to feel... that you're part of this place, not a visitor. That's a huge difference."

Craig Foster

*8/10*

A Sabedoria do Polvo (My Octopus Teacher), de Pippa Ehrlich e James Reed, leva-nos a mergulhar com Craig Foster e a conhecer as maravilhas subaquáticas, em especial um polvo fêmea com quem desenvolve uma relação inesperada.

É numa floresta de algas na África do Sul que o cineasta Craig Foster fez as descobertas mais arrebatadoras da sua vida. Se, por um lado, foi ali que passou a infância, sempre em contacto com o oceano, também foi ali que se refugiou quando sentiu a vida desmoronar. A cura parece ter chegado através do animal mais inteligente do planeta.

As imagens que Foster registou dos seus encontros diários - ao longo de quase um ano - com a sua amiga de oito tentáculos, juntam-se aos seus mergulhos e depoimentos recentes em que descreve toda a experiência quase sobrenatural que viveu e que resulta neste documentário.

My Octopus Teacher é um retrato de uma sensibilidade e dedicação extraordinárias, da inacreditável amizade que se criou entre um polvo e um humano. Se, para o homem este convívio foi terapêutico e de grandes ensinamentos, parece-nos que, para o animal, a companhia foi igualmente estimulante. Eis uma relação que nos ensina a confiança, a dedicação e o carinho. A descoberta mútua de uma outra forma de vida, do perigo, adversidade e superação. Craig Foster teve quase um ano de emoções intensas e uma obsessão que nem todos compreenderão. O polvo fê-lo mudar a sua personalidade, as suas preocupações e o seu foco, ajudando-o a curar uma depressão e reforçando a relação com o filho - e observar a interacção dos dois com os animais selvagens é surpreendente.

A personalização do ser aquático aproxima-nos do animal de uma maneira incrível. Admiramos a sua inteligência, curiosidade e criatividade, seguimo-lo e procuramo-lo com o mesmo interesse que Craig e compreendemo-lo. E, nestes mergulhos, somos presenteados com imagens únicas, de beleza ímpar e proporcionadas por uma direcção de fotografia de excelência.


My Octopus Teacher é um milagre da Natureza que nos alerta para a necessidade de protegê-la e, ao mesmo tempo, nos protegermos a nós e aos nossos. Acima de tudo, é uma prova de respeito e de valorização da sua grandiosidade e importância.

Sem comentários: