sábado, 19 de junho de 2021

Ciclo de Cinema ao ar livre no Porto de 28 a 30 de Junho

O Ciclo de Cinema ao ar livre Tempo, Memória e Resistência acontece entre os dias 28 e 30 de Junho, no Museu de História Natural da Universidade do Porto, e é programado pelo Porto/Post/Doc e pela Casa Comum.

Esta "mostra integra títulos que propõem novas visões, críticas e poéticas, sobre temas que marcam a vida social e política do século XX". A abrir, neste mês de Junho, estão os filmes Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán, Honeyland - A Terra do Mel, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, e Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher. O ciclo irá estender-se até Novembro e passará também pelo Passos Manuel. As sessões de Junho no Museu decorrem sempre pelas 21h30 e são de livre acesso. 

O documentário Nostalgia da Luz, de Patricio Guzman, leva-nos a uma "perspectiva no feminino, das mães dos operários, mineiros e índios presos políticos desaparecidos e torturados, a eterna luta contra o esquecimento das vítimas do regime de Pinochet". O filme macedónio Honeyland - A Terra do Mel aborda o "equilíbrio e respeito pela natureza". Realizadores e protagonista "mostram-nos os perigos da ganância e do lucro fácil, parábola poética sobre o nosso tempo de grandes contradições". Feliz como Lázaro leva-nos às "memórias pessoais do protagonista, entre a inocência da sua existência e a maldade humana de qu em se aproveita dele, o grande cinema italiano revisto num conto encantatório que mistura actores profissionais e não profissionais".

O ciclo será retomado em Setembro e a restante programação será anunciada brevemente. No total, está prevista a exibição de 10 filmes de cineastas com perspectivas diferentes mas todos eles empenhados política e socialmente. "Memórias pessoais, familiares e colectivas são convocadas nestes filmes, num cruzamento de valores humanistas que urge realçar num momento único da nossa existência, em que o cinema também pode contribuir na luta contra o esquecimento, contra o irracional e contra a perpetuação de ideais populistas que só comprometem o futuro da civilização, o nosso futuro", acrescenta a organização.

 

PROGRAMA

28, 29 e 30 de Junho às 21h30. Entrada Livre.

Ar Livre no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto

Segunda, 28 de Junho

Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán


Terça, 29 de Junho

Honeyland - A Terra do Mel, de Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov


Quarta, 30 de Junho

Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher

Sem comentários: