quinta-feira, 10 de junho de 2021

Collective vence LUX Prémio do Público 2021

O documentário romeno Collective, de Alexander Nanau, venceu o LUX Prémio do Público 2021, atribuído pelo Parlamento Europeu. A entrega do prémio foi feita pelo Presidente do Parlamento, David Sassoli, durante uma cerimónia que decorreu em Estrasburgo, em formato híbrido, esta Quarta-feira, dia 9 de Junho.

Ao receber a distinção, Alexander Nanau prestou homenagem às vítimas e familiares envolvidos na tragédia que inspirou o filme, bem como à imprensa independente que denunciou o caso: “Queremos combater a corrupção na Europa e queremos uma imprensa livre. As sociedades não se desenvolvem se não tivermos cultura, educação e uma imprensa livre. É o vosso dever apoiar os cidadãos, regular as despesas em cultura e educação e proteger o jornalismo”.

David Sassoli destacou os tempos de pandemia que o mundo tem enfrentado: "Após o período que acabamos de viver, a necessidade de nos reunirmos, não só nos espaços dedicados à discussão e ao debate, mas também em lugares como as salas de cinema, é crescendo e urgente. A cultura e o cinema são expressões da vitalidade não só criativa e económica, mas sobretudo democrática, das nossas sociedades".

Collective - Um Caso de Corrupção "recupera a história do incêndio na discoteca Colectiv de Bucareste, em 2015, que provocou 27 mortos e 180 feridos. Após o incêndio, várias vítimas de queimaduras começaram a morrer nos hospitais por feridas que não eram fatais. Collective acompanha a equipa de jornalistas de investigação do Gazeta Sporturilor que revela uma fraude no sistema de saúde da Roménia, que enriqueceu empresários e políticos, ao mesmo tempo que provocava a morte a cidadãos inocentes." Nas salas de cinema portuguesas, o documentário tem estreia prevista  para dia 24 de Junho.

Another Round - Mais uma Rodada, do dinamarquês Thomas Vinterberg, e Corpus Christi - A Redenção, do polaco Jan Komasa, eram os outros dois filmes finalistas em competição pelo LUX Prémio do Público 2021.

O resultado final é uma combinação da classificação média do voto do público e do voto dos eurodeputados, possuindo ambas partes do júri 50% dos votos. Mais informações sobre o LUX Prémio do Público em https://www.facebook.com/luxaward.

Sem comentários: