quinta-feira, 24 de junho de 2021

Crítica: O Homem que Vendeu a Sua Pele / L'Homme Qui a Vendu sa Peau / The Man Who Sold His Skin (2020)

*6/10*

Kaouther Ben Hania inspirou-se numa história real para criar O Homem que Vendeu a Sua Pele (L'Homme Qui a Vendu sa Peau). A jornada da obra de arte impressa na pele de um refugiado sírio traz para debate temas como a arte, a guerra, o tráfico de pessoas e o conceito do liberdade.

"Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo, deixou o seu país e foi para o Líbano para escapar à guerra. Para poder viajar para a Europa e viver com o amor da sua vida, aceita ter as costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais sulfurosos do mundo. Transformando o seu próprio corpo numa obra de arte de prestígio, Sam perceberá que a sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade."

A realizadora é certeira na escolha dos temas críticos e actuais relacionados com os refugiados: as dificuldades que encontram na busca de asilo na Europa e o preconceito que os persegue. A este lado político-social, junta-se a fronteira homem-objecto, criada pela proposta aceite por Sam. Afinal, a quem pertence a sua pele?

Contudo, O Homem que Vendeu a Sua Pele nunca chega a encontrar o seu tom. Vagueia entre a comédia, o drama e o romance - misturando-os, muitas vezes - e a seriedade da reflexão perde-se. O desespero de Sam é pautado tanto por momentos verdadeiramente trágicos, como seguido de uma sátira feroz, mas incoerente com o todo.

Todo o potencial que se perde no argumento e no desenrolar do enredo, recupera-se, todavia, no visual, inevitavelmente marcado pela arte contemporânea e pelo contraste de cores, luz e sombra. O trabalho da direcção artística e de fotografia é fundamental para que disfrutemos do filme a um nível mais sensorial - onde a banda sonora também cumpre o seu papel.

As boas intenções de Kaouther Ben Hania e da sua ode à liberdade perdem-se no caminho sinuoso do protagonista mas, mesmo que não chegue a bom porto, O Homem que Vendeu a Sua Pele vale pelo desafio e pela estética.

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