quarta-feira, 23 de junho de 2021

Opinião: Séries - Manhãs de Setembro / September Mornings - Temporada 1 (2021)

*7/10*

Manhãs de Setembro é a segunda produção brasileira Amazon Original, tem como protagonista uma mulher trans e estreia no Pride Month. Um conjunto de características que adensam a curiosidade em torno desta série de cinco episódios.

Criada por Josefina TrottaAlice Marcone Marcelo Montenegro, a história de Manhãs de Setembro constrói-se em volta da personagem interpretada por Liniker de Barros (que se estreia como actriz) e é com ela que estabelecemos a maior empatia: uma mulher segura e independente que está no auge da sua vida, após muitas superações.

Liniker é "Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl em São Paulo e que tem na música a sua maior força. Ela teve que abandonar a sua cidade para realizar o sonho de se tornar cover de Vanusa, cantora brasileira que fez sucesso na década de 70. Após anos de muito sofrimento, Cassandra vive agora um momento de estabilidade: ela consegue alugar um apartamento só seu e descobre o amor na figura de Ivaldo (Thomas Aquino). Mas tudo se complica quando a sua ex-namorada, Leide (Karine Telles), reaparece com uma criança que diz ser seu filho."

Com episódios curtos e cativantes, Manhãs de Setembro tem momentos inspirados e envolventes, onde os sentidos se apuram e não são precisas palavras para compreender o que vai na cabeça de Cassandra. Ainda assim, esperava-se uma série mais corajosa ao entrar na realidade de uma mulher transexual no Brasil actual. Se, por um lado, há uma normalização da protagonista - o que é bom que aconteça, e a naturalidade com que a série toca as temáticas LGBTQ+ é notável -, por outro, sente-se falta de mais algum confronto e crítica à sociedade brasileira, ainda tão intolerante. Para além do dia-a-dia de Cassandra, o foco de Manhãs de Setembro centra-se, em especial, no conceito de família e na marca que a mesma pode deixar em cada um.

A importância da música na vida da protagonista está espelhada na nostálgica banda sonora, repleta de temas e uma presença quase sobrenatural de Vanusa, cantora falecida em 2020, e a voz da "consciência" de Cassandra. Já Liniker enche o ecrã de corpo, alma e voz, numa entrega notória.

Fica aberta a possibilidade de uma segunda temporada para Manhãs de Setembro. Cassandra merece um mergulho mais profundo na sua vida e sensibilidade.

Sem comentários: