O Monstra - Festival de Animação de Lisboa regressa de 21 de Julho a 1 de Agosto ao Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e no Capitólio. A Bélgica é o país homenageado desta 20.ª edição, que tem início no seu Dia Nacional.
Homenagem à Bélgica e Competições
Serão dedicadas várias sessões de longas e curtas-metragens à Bélgica, num programa que inclui uma parceria com o Festival Anima de Bruxelas, que completa 40 anos. Harpya, de Raoul Servais, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 1979; uma retrospectiva da adaptação da banda desenhada belga ao cinema de animação (Tintim ou Lucky Luke, por exemplo); e a antestreia nacionalda comédia infantil The Bigfoot Family, do realizador belga Ben Stassen, são alguns dos destaques desta homenagem.
A competição internacional de longas-metragens é composta por quatro filmes europeus e um japonês: Calamity a infância de Martha, de Rémi Chayé; Josep, de Aurel; O nariz ou a conspiração dos dissidentes, de Andrey Khrzhanovsky; Wolfwalkers, de Tomm Moore e Ross Stewart; e Aya e a Feiticeira, de Goro Miyazaki.
Já a Competição Portuguesa SPA / Vasco Granja conta com 11 curtas-metragens a concurso: The monkey, de Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata; Lote B e Heróis da comunidade: Muhammad Munir, ambos de Pedro Serrazina; Mesa, de João Fazenda; Suspensão, de Luís Soares; Elo Tie, de Alexandra Ramires; A Menina Parada, de Joana Toste; Wanna Be Basquiat, de João Pombeiro; Palavras Gastas, de Maria Giraldes; Solstício, de Bruno Carnide; e Seja como for, de Catarina Romano.
Retrospectiva Japonesa e Secção Históricos
O cinema de animação japonês desperta sempre muito interesse no público português. Este ano, o Monstra fará uma retrospectiva japonesa, voltando a exibir obras como: A viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki; Millennium Actress, de Satoshi Kon; Miss Hokusai, de Keiichi Hara; e Memórias de Ontem, de Isao Takahata.
Na secção Históricos, será apresentado o filme Final Fantasy, a versão para cinema de um dos mais populares jogos de vídeo do final do século XX. Também nesta secção, a Monstra apresenta dois clássicos da Disney, que em 2021 completam 80 e 70 anos, respectivamente, e os remakes realizados por Tim Burton: Dumbo (1941 e 2019) e Alice no País das Maravilhas (1951 e 2010). Ainda em destaque, estão os filmes Acordar para a Vida, de Richard Linklater; Quando o Vento Sopra, de Jimmy T. Murakami; e Rugas, de Ignacio Ferreras.
ClipAnim, DOKAnim, TerrorAnim e O Cinema Mais Pequeno do Mundo
Nesta edição, a ClipAnim reúne um conjunto de videoclips em animação, que incluem vídeos de artistas e bandas internacionais, como os Pixies ou Fleet Foxes, e nacionais, como a Surma.
Dedicada ao cinema documental em animação, a secção DokAnim traz-nos curtas documentais portuguesas e três longas documentais: Crulic - O Caminho para o Além, de Anca Damian; A Minha Guerra Favorita, de Ilze Burkovska-Jacobsen; e Raoul Servais, Memórias de um Artesão, de Bastien Martin. De regresso está ainda a secção TerrorAnim, com três filmes de terror e suspense e o Triple X, uma longa para maiores de 18 anos.
O Cinema mais pequeno do mundo está de volta a Lisboa, agora em versão caravana de cinema dos anos 60. A caravana vai projetar curtas até 2 minutos na Praça Luís de Camões e no Jardim da Estrela e o público poderá votar na sua favorita.
Monstrinha e Exposição O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
A secção dedicada aos mais novos e famílias, Monstrinha, apresenta sessões de curtas e longas-metragens nos dois fins-de-semana do festival e, para as crianças até aos 3 anos, o Baby Monstrinha no Cinema São Jorge, para sessões descontraídas e de entrada gratuita.
A 16 de Julho, a exposição do filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, é inaugurada no Museu da Marioneta, e inclui marionetas, acessórios e cenários, storyboards e concept boards, da multipremiada curta portuguesa.
Mais informações sobre o Festival Monstra em https://monstrafestival.com/pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário