25-abril-billboard

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Monstra 2021: De 21 de Julho a 1 de Agosto; Bélgica é o país homenageado

O Monstra - Festival de Animação de Lisboa regressa de 21 de Julho a 1 de Agosto ao Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e no Capitólio. A Bélgica é o país homenageado desta 20.ª edição, que tem início no seu Dia Nacional.

Homenagem à Bélgica e Competições

Serão dedicadas várias sessões de longas e curtas-metragens à Bélgica, num programa que inclui uma parceria com o Festival Anima de Bruxelas, que completa 40 anos. Harpya, de Raoul Servais, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 1979; uma retrospectiva da adaptação da banda desenhada belga ao cinema de animação (Tintim ou Lucky Luke, por exemplo); e a antestreia nacionalda comédia infantil The Bigfoot Family, do realizador belga Ben Stassen, são alguns dos destaques desta homenagem.

A competição internacional de longas-metragens é composta por quatro filmes europeus e um japonês: Calamity a infância de Martha, de Rémi Chayé; Josep, de AurelO nariz ou a conspiração dos dissidentes, de Andrey KhrzhanovskyWolfwalkers, de Tomm Moore e Ross Stewart; e Aya e a Feiticeira, de Goro Miyazaki.

Já a Competição Portuguesa SPA / Vasco Granja conta com 11 curtas-metragens a concurso: The monkey, de Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé ZapataLote B e Heróis da comunidade: Muhammad Munir, ambos de Pedro SerrazinaMesa, de João FazendaSuspensão, de Luís SoaresElo Tie, de Alexandra RamiresA Menina Parada, de Joana TosteWanna Be Basquiat, de João PombeiroPalavras Gastas, de Maria GiraldesSolstício, de Bruno Carnide; e Seja como for, de Catarina Romano.

Retrospectiva Japonesa e Secção Históricos

O cinema de animação japonês desperta sempre muito interesse no público português. Este ano, o Monstra fará uma retrospectiva japonesa, voltando a exibir obras como: A viagem de Chihiro, de Hayao MiyazakiMillennium Actress, de Satoshi KonMiss Hokusai, de Keiichi Hara; e Memórias de Ontem, de Isao Takahata.

Na secção Históricos, será apresentado o filme Final Fantasy, a versão para cinema de um dos mais populares jogos de vídeo do final do século XX. Também nesta secção, a Monstra apresenta dois clássicos da Disney, que em 2021 completam 80 e 70 anos, respectivamente, e os remakes realizados por Tim BurtonDumbo (1941 e 2019) e Alice no País das Maravilhas (1951 e 2010). Ainda em destaque, estão os filmes Acordar para a Vida, de Richard LinklaterQuando o Vento Sopra, de Jimmy T. Murakami; e Rugas, de Ignacio Ferreras.

ClipAnim, DOKAnim, TerrorAnim e O Cinema Mais Pequeno do Mundo

Nesta edição, a ClipAnim reúne um conjunto de videoclips em animação, que incluem vídeos de artistas e bandas internacionais, como os Pixies ou Fleet Foxes, e nacionais, como a Surma.

Dedicada ao cinema documental em animação, a secção DokAnim traz-nos curtas documentais portuguesas e três longas documentais: Crulic - O Caminho para o Além, de Anca Damian; A Minha Guerra Favorita, de Ilze Burkovska-Jacobsen; e Raoul Servais, Memórias de um Artesão, de Bastien Martin. De regresso está ainda a secção TerrorAnim, com três filmes de terror e suspense e o Triple X, uma longa para maiores de 18 anos.

O Cinema mais pequeno do mundo está de volta a Lisboa, agora em versão caravana de cinema dos anos 60. A caravana vai projetar curtas até 2 minutos na Praça Luís de Camões e no Jardim da Estrela e o público poderá votar na sua favorita.

Monstrinha e Exposição O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto 

A secção dedicada aos mais novos e famílias, Monstrinha, apresenta sessões de curtas e longas-metragens nos dois fins-de-semana do festival e, para as crianças até aos 3 anos, o Baby Monstrinha no Cinema São Jorge, para sessões descontraídas e de entrada gratuita.

A 16 de Julho, a exposição do filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, é inaugurada no Museu da Marioneta, e inclui marionetas, acessórios e cenários, storyboards e concept boards, da multipremiada curta portuguesa.

Mais informações sobre o Festival Monstra em https://monstrafestival.com/pt/.

Sem comentários: