sábado, 3 de julho de 2021

NOMA AZORES já tem programação completa

A 1.ª edição do NOMA AZORES - Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos já tem programa fechado. São oito os filmes em competição agora anunciados.

Na corrida para os prémios do festival estarão quatro filmes nacionais e quatro internacionais, "num desenho de programação que chama a atenção para o lugar das mulheres nas sociedades contemporâneas, traça os caminhos de diferentes passados coloniais com impactos que resistem até aos dias de hoje e revela novas histórias em ebulição por entre as nossas cidades", refere a organização.

Lisboa e o seu cenário musical emergente é-nos apresentado em Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana (29 de Julho, 21h30); Bostofrio, de Paulo Carneiro, leva-nos a uma aldeia remota de Portugal e aos testemunhos de quem conviveu com a sua avó (28 de Julho, 21h30); Chico Rei entre Nós, de Joyce Prado, chega do Brasil, e parte da história do rei congolês para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje (27 Julho, 21h30); Como el Viento, de Raquel Ruiz, aborda as tensões e encontros dentro da comunidade cigana, através da protagonista Mara (29 de Julho, 19h00); Ophir, de Alexandre Berman e Olivier Pollet, leva-nos à Papua-Nova Guiné, e ao desejo de um povo por liberdade, cultura e soberania (30 de Julho, 21h30); Prazer, camaradas!, de José Filipe Costa, viaja aos anos logo pós-revolução do 25 de Abril, e abre o debate sobre o direito das mulheres ao prazer sexual (27 de Julho, 19h00); em Other Conviction, de Juan Manuel Repetto, Sebastian leva-nos ao dia-a-dia de uma casa de correcção, questionando sobre os direitos infantis e as políticas de reintegração social (28 de Julho, 19h00); e Visões do Império, de Joana Pontes, que olha para os tempos coloniais a partir de fotografias da época e os seus contextos, ou ausência deles (30 de Julho, 19h00).

Os filmes que integram a Competição Internacional do NOMA concorrem aos prémios de Melhor Longa Metragem, Melhor Longa Metragem Portuguesa e Prémio do Público. O júri desta 1.ª edição é composto por: Ana Margarida Cunha Silva, Diogo Lima, Eduardo Leal, Joana de Sousa e Salomé Lamas

O festival acontece no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada (São Miguel), entre 27 e  31 de Julho. Mais informações em https://www.nomazores.com/pt/.

Sem comentários: