segunda-feira, 30 de agosto de 2021

FUSO 2021: Os Vencedores

A 13.ª edição do FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa terminou este Domingo, 29 de Agosto, com a revelação dos filmes vencedores, numa cerimónia que aconteceu no Museu da Marioneta.

Lapso, de Sofia Arriscado e Costanza Givone, foi o vencedor do Prémio Aquisição Fundação EDP / MAAT, "pela sua única e singular abordagem visual e sonora, apresenta a criação de uma analogia do não observável e do incompreensível que deste modo, num registo vídeo, toma forma e se torna atingível por quem o vê. A sua manifesta qualidade auto-reflexiva e pessoal não deixa de nos remeter para a metáfora das fronteiras que todos nós percorremos no tempo presente", justifica o júri - presidido por Margarida Chantre (Fundação EDP/MAAT) e composto por Irit Batsry (artista visual), Isabel Nogueira (historiadora de arte), Susana de Sousa Dias (realizadora) e Welket Bungué (artista e vencedor do Prémio Aquisição do FUSO 2020).

O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao filme Transhumance, de Helena Inverno, Verónica Castro e Bouchra Ouizguen.  A obra Passagem, de Tânia Dinis, recebeu o Prémio Incentivo Ar.Co, resultado da votação do público.

A partir de segunda-feira, 30 de Agosto, os filmes premiados, assim como todas as sessões do FUSO, ficam disponíveis para visualização online em https://fusovideoarte.com/2021/, até à meia-noite de Domingo, 5 de Setembro. 

Sem comentários: