domingo, 29 de agosto de 2021

IndieLisboa 2021: Competição Nacional em análise (Parte I)

Começamos a análise a algumas das curtas-metragens da Competição Nacional do IndieLisboa. Cabra Cega, de Tomás Paula Marques; Os Últimos Dias de Emanuel Raposo, de Diogo Lima; e Um Quarto na Cidade, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, são os três filmes em análise.


Cabra Cega, de Tomás Paula Marques

"Uma investigação sobre vulnerabilidade e segurança, desafio e resistência, e figuras que ainda assombram as ruas da cidade."

Tomás Paula Marques tem o dom de nos envolver intensamente nos seus filmes e com as suas personagens (Em Caso de Fogo, de 2019, já tinha sido exemplo disso). Em Cabra Cega, a noite volta a servir de ambiência para os receios, reflexões e confrontos de um grupo de jovens. 

O sonambulismo é a forma original que a realizadora encontra para explorar a temática do bullying e do preconceito. E aos mistérios destas "cabras cegas" não intencionais, junta-se a lenda de uma pastora, símbolo de luta e resistência contra a opressão - tal como este filme.


Os Últimos Dias de Emanuel Raposo, de Diogo Lima

"Quer o classifiquemos como mockumentary ou curta-metragem pseudocumental, este filme é uma divertida viagem pelos últimos dias em cena do apresentador do programa de variedades da televisão açoriana 'Meia Hora com Emanuel Raposo'.

Diogo Lima diverte-se e diverte-nos com a sua curta Os Últimos Dias de Emanuel Raposo. Recria com êxito o ambiente dos anos 90, joga com expressões do "imaginário" micaelense, e desconstrói a caixinha mágica com muito humor. Mário Roberto revela-se a escolha ideal para vestir a pele do carismático Emanuel Raposo, colocando toda a equipa em polvorosa. 

A curta-metragem ganharia pontos com uma duração menor, capaz de torná-la mais concisa, sem perder o tom espirituoso.


Um Quarto na Cidade, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

"Um Quarto na Cidade é um jogo de referências e uma homenagem ao realizador Jacques Demy. É também uma oportunidade para os dois realizadores recordarem (o homónimo) Une chambre en ville e Les Parapluies de Cherbourg, de Demy, e a importância que estes filmes tiveram para eles."

Em resposta ao programa Eu me Lembro, do XIII Janela Internacional de Cinema do Recife, surgiu Um Quarto na Cidade. Um filme de lembranças: memórias de uma amizade marcada por filmes de Jacques Demy e por uma cassete VHS, memórias de locais, de músicas e de um filme cantado. Passaram-se 30 anos sem Demy, mas continuamos com os seus filmes, as suas influências e recordações. Rodrigues e Guerra da Mata registam-no nesta curta de cinco minutos.

Sem comentários: